Em 5 meses, ministro da CGU recebeu 6 visitas de empresas ligadas ao seu escritório

Escritório de advocacia, do qual o ministro é sócio, está sob responsabilidade da namorada. Controladoria alega que “não houve conflitos”
Por: Brado Jornal 16.mai.2024 às 15h01 - Atualizado: 16.mai.2024 às 14h45
Em 5 meses, ministro da CGU recebeu 6 visitas de empresas ligadas ao seu escritório
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, recebeu representantes de seis empresas atendidas por seu escritório de advocacia entre outubro de 2023 e março de 2024, embora esteja afastado da banca jurídica do VMCA Advogados desde que assumiu a CGU em janeiro de 2023, registrou O Estado de S. Paulo.

Segundo registros feitos na agenda pública da pasta, representantes das empresas Facebook, Gol Linhas Aéreas, Mercado Livre, Rumo Logística, Vale e Novonor, ex-Odebrecht, participaram de “visitas institucionais” ao gabinete do ministro de Lula em Brasília.

O jornal já havia revelado encontros entre Vinícius Marques de Carvalho e representantes da Novonor para discutir a renegociação do acordo de leniência firmado pela empreiteira no âmbito da Lava Jato.


Comissão de Ética Pública

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República chegou a apurar o encontro realizado por Vinícius Marques de Carvalho com representantes da antiga Odebrecht, mas o processo foi arquivado.

De acordo com a comissão, que ainda não aplicou nenhuma punição a autoridades do governo Lula, não há evidências de conflito de interesse nas reuniões realizadas entre o ministro da CGU e a Novonor.


CGU nega conflito de interesses

A Controladoria-Geral da União negou que haja conflito de interesses nos encontros realizados por Vinícius Marques de Carvalho e representantes dos clientes de seu escritório.

Em nota, a CGU alegou que a “agenda do ministro Vinícius Marques de Carvalho registra 135 visitas institucionais de janeiro de 2023 até o momento, incluindo interações com empresas, organizações da sociedade civil, representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, membros de outros poderes, entre outros.”

“Não há qualquer conflito de interesse em visitas institucionais ou em outros compromissos do ministro. Todas as reuniões são devidamente lançadas no Sistema e-Agendas, de acesso público”, acrescentou.

“Vale ressaltar, mais uma vez, que o ministro se encontra estritamente distanciado de qualquer atividade advocatícia desde janeiro de 2023. Respeitando o compromisso assumido perante a Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP), o escritório do qual está licenciado nunca atuou e continuará sem atuar perante a CGU e Carvalho não participa de quaisquer decisões ou procedimentos internos que possam implicar conflitos de interesse. O referido escritório nunca participou de qualquer agenda na CGU”, completou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jânio Natal enfrenta risco de cassação no STF após derrota unânime no TSE
Decisão pode levar Porto Seguro a realizar novas eleições
Bolsonaro em prisão domiciliar exige controle sobre visitantes
Ex-presidente reclama de visitas indesejadas e planeja filtrar autorizações
Contas de marido de Carla Zambelli são congeladas pelo STF em Israel
Medida de Alexandre de Moraes atinge finanças de Antônio Aginaldo enquanto deputada segue detida em Roma
Alexandre de Moraes faz piada com influenciador sobre sanção dos EUA
Encontro no STF durante evento “Leis e Likes” gera momento descontraído
Bolsonaro contesta acusações de golpe e solicita absolvição no STF
Defesa apresenta alegações finais e questiona delação de Mauro Cid
Crise na cultura baiana: manifesto critica gestão de Bruno Monteiro
Artistas denunciam desmonte cultural e cobram políticas públicas estruturadas
Carregando..