Ministério Público pede arquivamento de processo de Lira contra Felipe Neto

Órgão diz não haver crime
Por: Brado Jornal 20.mai.2024 às 18h20 - Atualizado: 20.mai.2024 às 17h57
Ministério Público pede arquivamento de processo de Lira contra Felipe Neto
Fábio Rodrigues-Pozzembom/Agência Brasil

O Ministério Público Federal pediu o arquivamento do processo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra o influenciador digital Felipe Neto. O comunicador foi autuado a pedido do congressista depois de chamá-lo de “excrementíssimo” em um discurso durante simpósio sobre a regulação das plataformas on-line em abril.

No documento, o procurador Carlos Henrique Martins Lima diz que a declaração de Neto foi um “mero impulso” e não significou um desejo de “injuriar” Lira. Ainda segundo ele, é natural que o deputado, no cargo ocupado, receba “críticas depreciativas”. 

“As palavras duras dirigidas ao deputado, conquanto configurem conduta moralmente reprovável, amoldam-se a ato de mero impulso, um desabafo do investigado, não havendo o real desejo de injuriar ou lesividade suficiente” afirma Lima.

“Sendo a vítima titular do cargo público de deputado, é natural que, por vezes, sob certas circunstâncias, receba críticas depreciativas, mas que, sopesadas no contexto em que se inserem, não alcançam o limite de serem classificadas como delituosas”, continua o texto.


O QUE DIZEM FELIPE NETO E LIRA

Em resposta à decisão, o youtuber diz que o presidente da Câmara tentou o silenciar e que isso foi percebido pelo órgão.

“É muito bom ver que o órgão máximo do Ministério Público percebeu na conduta do Deputado Arthur Lira uma clara tentativa de silenciar quem se utiliza de uma simples brincadeira para criticar a sua atuação enquanto parlamentar. Como eu sempre disse: a verdade sempre prevalece, e eu continuarei lutando contra toda e qualquer tentativa de silenciamento”, afirma em nota.

Já o presidente da Câmara dos Deputados afirmou que recorrer do parecer. “O recurso será enviado para a Câmara de Coordenação e Revisão do MPF”, informa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Diplomacia brasileira entrega proposta a Rubio para remover tarifa de 40% dos EUA
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o documento foi enviado oficialmente em 4 de novembro, logo após o contato entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (republicano) na Malásia
Manifestantes tentam invadir área restrita da COP30 em Belém
Confronto entre ativistas e equipe de segurança gera cancelamentos e eco global
PF descobre registro detalhado de propinas em aplicativo de celular do cunhado de Rodrigo Manga
Operação Copia e Cola revela controle financeiro paralelo com siglas e valores ligados a contratos públicos em Sorocaba
Correios em crise gastam R$19,5 milhões com contratos para a COP30 sob gestão Lula
Estatal à beira da falência assina acordos milionários para logística da conferência climática em Belém
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto em nova fase de operação contra fraudes em benefícios
Ex-gestor é alvo de mandado em ação que apura desvios de até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas
Lewandowski alerta que tratar facções como terroristas pode comprometer soberania do Brasil
Ministro critica relatório sobre PL e defende competências da PF
Carregando..