Toffoli libera ação sobre descriminalização de drogas

A última sessão foi paralisada em 6 de março depois do ministro pedir vista –mais tempo para análise por até 90 dias
Por: Brado Jornal 04.jun.2024 às 19h50
Toffoli libera ação sobre descriminalização de drogas
Caroline Antones/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli liberou nesta terça-feira (4) o processo que discute a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Agora, cabe ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, marcar o julgamento.

A ação trata da constitucionalidade do artigo 28 da Lei das Drogas (11.343 de 2006), sobre o transporte e armazenamento para uso pessoal, e começou a ser julgada em 2015. A última sessão foi paralisada em 6 de março depois de Toffoli pedir vista –mais tempo para análise por até 90 dias.


A Corte está a 1 voto da descriminalização do porte de maconha. Há 5 votos favoráveis e 3 contra. Eis o placar até o momento:

  • ministros favoráveis à descriminalização (5): Gilmar Mendes (relator), Edson Fachin, Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber;
  • ministros contra (3): Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques.


Além da descriminalização do porte pessoal, a Corte discute os requisitos para diferenciar uso pessoal de tráfico de drogas. Atualmente, a Lei de Drogas determina que a definição fica a critério do juiz. Há maioria para que a definição seja feita pelo STF.


Eis os critérios definidos por cada ministro:

  • 60 gramas ou 6 plantas fêmeas: Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Gilmar Mendes (relator) e Roberto Barroso;
  • 25 gramas ou 6 plantas fêmeas: Cristiano Zanin e Nunes Marques;
  • definição deve vir do Congresso: Edson Fachin e André Mendonça.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..