Lira cria grupo de trabalho para discutir novo PL das Fake News

Presidente da Câmara dos Deputados anunciou em abril que o GT seria criado para apresentar um texto mais “maduro” para ir ao Plenário
Por: Brado Jornal 05.jun.2024 às 18h49
Lira cria grupo de trabalho para discutir novo PL das Fake News
Fábio Rodrigues-Pozzembom/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou o grupo de trabalho que vai analisar o Projeto de Lei 2630/20, que pretende regulamentar as redes sociais e combater as chamadas fake news.

Lira anunciou em abril que o GT seria criado para apresentar um texto mais “maduro” para ir ao Plenário. A decisão de criar o grupo foi corroborada pelos líderes partidários.

Lira havia dito que a discussão do projeto superou barreiras partidárias e ideológicas por ação das big techs, que não queriam debater o tema de maneira razoável. O texto chegou a ser apresentado de maneira fatiado, em vários projetos distintos, mas não conseguiu consenso na Casa.

“Não é novidade que tentamos por diversas vezes, em diversas oportunidades, com esforço de todos os líderes, do relator, da presidência da Casa, votar o projeto. Subdividimos o texto na questão dos streamings e na questão dos direitos autorais e não conseguimos um consenso. Todos os líderes avaliaram que o projeto não teria como ir ao Plenário”, disse Lira à época.

O grupo de trabalho tem prazo de 90 dias para concluir os trabalhos e é composto por 20 parlamentares: Ana Paula Leão (PP-MG), Fausto Pinato (PP-SP), Júlio Lopes (PP-RJ), Eli Borges (PL-TO), Gustavo Gayer (PL-GO), Filipe Barros (PL-PR), Glaustin da Fokus (Podemos-GO), Maurício Marcon (Podemos-RS), Jilmar Tatto (PT-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Simone Marquetto (MDB-SP), Márcio Marinho (Republicanos-BA), Afonso Motta (PDT-RS), Delegada Katarina (PSD-SE), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA), Rodrigo Valadares (União-SE), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Pedro Aihara (PRD-MG), Erika Hilton (Psol-SP).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fausto Silva se recupera após transplantes e é extubado, diz assessoria
Apresentador segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após cirurgias de fígado e rim
Fair play financeiro: CBF inicia discussões para modelo brasileiro
Reunião com clubes e federações marca o início do Grupo de Trabalho para sustentabilidade financeira no futebol
Corregedoria da Câmara analisa denúncias contra 14 deputados por ocupação do plenário
Com o recebimento das representações, a Corregedoria tem 48 horas, até quarta-feira (13.ago), para emitir pareceres sobre os casos.
Hugo Motta descarta anistia ampla para bolsonaristas
Presidente da Câmara aponta resistência no Parlamento a proposta que beneficia apoiadores de Bolsonaro
17 projetos de lei buscam combater adultização infantil após vídeo de Felca
Câmara acelera votação de propostas para proteger crianças no ambiente digital
Câmara pode demorar meses para punir deputados por protesto no plenário
Análise individual e prazos prolongados para sanções
Carregando..