Relator da 'taxação das blusinhas' nega ter sido convidado para ser vice em Maceió

Cotado para concorrer como vice-prefeito na cidade, o senador Rodrigo Cunha diz que não barrou o imposto por motivações eleitorais
Por: Brado Jornal 05.jun.2024 às 15h30
Relator da 'taxação das blusinhas' nega ter sido convidado para ser vice em Maceió
Reprodução/X

O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), relator da “taxação das blusinhas”, negou nesta quarta-feira (5) que a decisão de retirar o imposto sob produtos importados do PL do Mover tenha a ver com uma possível candidatura à Prefeitura de Maceió (AL) nas eleições municipais. Disse que a suposta motivação é apenas “especulação”.

“Todos sabiam que o PL do Mover já seria um assunto que eu iria relatar. Sobre a taxação das blusinhas, sempre fui contra o aumento de impostos no país. Não é taxando mais o empresário que se resolve o problema. Qualquer motivo fora disso é especulação, não é assim que eu ajo. Decisões políticas como essa [de assumir a vice-prefeitura em Maceió] ainda têm muito tempo de serem tomadas e serão feitas no momento certo”, declarou o relator em entrevista à GloboNews. 

Na terça-feira (4), Cunha retirou o ponto que tratava da taxação federal de compras internacionais de até US$ 50 do PL que institui o programa Mover. O senador disse que optou por retirar o dispositivo do texto por considerá-lo um “corpo estranho” dentro do projeto.

A decisão de Cunha surpreendeu os congressistas, já que a inclusão da taxação no PL já havia sido costurada em um acordo entre a Câmara dos Deputados e o Planalto. A votação do projeto no Senado Federal acabou remarcada para esta 4ª feira.

O movimento do relator, no entanto, pode estar relacionado com motivações eleitorais. Ele é um dos principais nomes cogitados para compor a chapa do atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC. Vetar a taxação impopular de compras internacionais em sites como Shein e AliExpress seria, assim, uma forma de angariar o apoio político dos eleitores.

Integrantes da gestão de Maceió afirmaram que Rodrigo Cunha é, naturalmente, um dos principais cotados para ser o vice-prefeito de JHC, dada a “proeminência” e a “qualidade da relação” do senador com o prefeito.

Cunha, no entanto, faz parte do mesmo núcleo político que Arthur Lira (PP-AL), que quer colocar a prima Jó Pereira no cargo. O nome indicado para a vice-prefeitura de JHC tem potencial para criar desavenças dentro da aliança, na mesma medida em que a retirada do trecho das taxações do PL também tem, já que Lira é favorável ao imposto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Zema critica Lula por tarifaço e defende diálogo com os EUA
Governador de Minas Gerais aponta falhas na condução de Lula frente às sanções americanas e sugere impacto negativo nos negócios bilaterais
Ex-funcionária de deputados é denunciada por liderar esquema de corrupção no Inema
Esquema de propinas e fraudes em licitações ambientais operou por seis anos
Filho de Barroso evita retorno a Miami por incerteza sobre visto
Decisão cautelosa após suspensão de vistos pelo governo dos EUA
17 projetos de lei buscam combater adultização infantil após vídeo de Felca
Câmara acelera votação de propostas para proteger crianças no ambiente digital
Grave: MP-BA denuncia esquema de corrupção e crimes ambientais no Inema, diz site
A apuração, publicada pelo site Bahia Notícias, revela que o esquema operou entre 2018 e 2024
Celso Amorim alerta para intenções dos EUA em fortalecer extrema direita na América Latina
Assessor de Lula critica tarifas e defende dignidade do Brasil frente a pressões de Trump
Carregando..