Moraes prorroga inquérito das milícias digitais por mais 6 meses

Procedimento apura a existência de um grupo 'antidemocrático' na internet
Por: Brado Jornal 10.jun.2024 às 20h12
Moraes prorroga inquérito das milícias digitais por mais 6 meses
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 180 dias (seis meses) o inquérito das milícias digitais – a investigação apura a existência de uma organização criminosa digital que atua para atacar as instituições e o Estado Democrático de Direito.

Esse inquérito, aberto em julho de 2021, já foi prorrogado ao menos dez vezes. Em seu despacho, o ministro apontou haver a "necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização das diligências ainda pendentes".

No início, a apuração girou em torno de um suposto esquema utilizado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para atacar opositores e as instituições democráticas. Porém, ao longo do tempo, acabou se desdobrando em diferentes frentes.

Atualmente, o bojo da investigação também inclui os atentados de 8 de janeiro de 2023, além de outros casos envolvendo o ex-presidente, como as fraudes em cartões de vacinação e a venda de presentes oficiais no exterior (que envolve o caso das joias sauditas) e tentativa de golpe de Estado.

Foi no âmbito desse inquérito que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Evento com Renan Santos em Salvador muda de local e será em frente à Reitoria da UFBA
Ato marcado para domingo (27), às 16h, deixa o Campo da Pólvora e passa a ser realizado no campus da universidade; encontro também reforça candidatura local de Quécia Reis
Ex-defensor de Vorcaro lidera doações a Dirceu
Roberto Podval transferiu R$ 400 mil à campanha do petista e é sócio do candidato em escritório de advocacia
Chaveiro comprou banca nova no Itaigara meses antes de ser morto a tiros
Eduardo Santana de Oliveira, 31 anos, dono da Butique da Chave, foi encontrado sem vida na Avenida Antônio Carlos Magalhães; DHPP investiga autoria e motivação
Roberta Roma (PL) pode ser a mulher mais votada da Bahia em 2026, dizem bastidores
Eleita há quatro anos com 160.731 votos, ela foi a parlamentar mais votada entre as mulheres da Bahia e a sexta no geral. Recebeu votos em todos os 417 municípios. Agora, confirma a disputa pela reeleição
Wagner Alves concentra voto de opinião da direita e desafia hegemonia da esquerda de Conquista na ALBA
O paradoxo da cidade explica o peso da candidatura. Conquista já elegeu uma prefeita de direita e, em 2022, deu votação expressiva a ACM Neto, mas raramente transformou esse capital em cadeira própria na Assembleia.
Record desmarca debate após recusa de Lula e Flávio
Emissora cancela confronto de domingo (27) porque os dois líderes das pesquisas, com cerca de 70% dos votos, informaram que não iriam
Carregando..