Moraes prorroga inquérito das milícias digitais por mais 6 meses

Procedimento apura a existência de um grupo 'antidemocrático' na internet
Por: Brado Jornal 10.jun.2024 às 20h12
Moraes prorroga inquérito das milícias digitais por mais 6 meses
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 180 dias (seis meses) o inquérito das milícias digitais – a investigação apura a existência de uma organização criminosa digital que atua para atacar as instituições e o Estado Democrático de Direito.

Esse inquérito, aberto em julho de 2021, já foi prorrogado ao menos dez vezes. Em seu despacho, o ministro apontou haver a "necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização das diligências ainda pendentes".

No início, a apuração girou em torno de um suposto esquema utilizado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para atacar opositores e as instituições democráticas. Porém, ao longo do tempo, acabou se desdobrando em diferentes frentes.

Atualmente, o bojo da investigação também inclui os atentados de 8 de janeiro de 2023, além de outros casos envolvendo o ex-presidente, como as fraudes em cartões de vacinação e a venda de presentes oficiais no exterior (que envolve o caso das joias sauditas) e tentativa de golpe de Estado.

Foi no âmbito desse inquérito que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sérgio Reis festeja 85 anos, celebra sobriedade e lamenta celular retido por Moraes
Seu celular, apreendido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República, segue retido
STF responsabiliza big techs por conteúdos, e Meta alerta para riscos à liberdade de expressão
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quinta-feira (26.jun.2025), por 8 votos a 3, que plataformas digitais como Instagram, Facebook e WhatsApp, pertencentes à Meta, serão responsáveis por conteúdos publicados por usuários que não forem removidos
Congressista americano pressiona por sanções contra Alexandre de Moraes
A demanda foi motivada pelo depoimento do jornalista Paulo Figueiredo, um dos 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República por tentativa de golpe de Estado, durante audiência na comissão na terça-feira (24.jun)
STF responsabiliza big techs por conteúdos de usuários em decisão sobre Marco Civil
A Corte estabeleceu que a exigência de ordem judicial para retirada de conteúdos será exceção, aplicável apenas a crimes contra a honra, conforme o artigo 19 do Marco Civil (lei 12.965/2014). Para outros casos, notificações privadas ou ação direta das plataformas serão suficientes, com base no artigo 21
MBL alcança assinaturas para criar o partido Missão
O Movimento Brasil Livre (MBL) celebrou, nesta quinta-feira (26.jun.2025), a conquista do número mínimo de assinaturas necessárias para registrar o partido Missão junto à Justiça Eleitoral
Congresso derruba decreto do IOF apesar de R$ 1,15 bi em emendas liberadas
O projeto de decreto legislativo que revogou o aumento do IOF foi aprovado na quarta-feira (23.jun.2025) com ampla margem na Câmara, por 383 votos a 98, e por votação simbólica no Senado
Carregando..