Gilmar Mendes diz que não acredita que Bolsonaro será elegível: “Acho muito difícil”

Ministro comentou que dificilmente o STF atenderá a um recurso da defesa do ex-presidente
Por: Brado Jornal 25.jun.2024 às 07h43
Gilmar Mendes diz que não acredita que Bolsonaro será elegível: “Acho muito difícil”
Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma entrevista à CNN Portugal onde falou sobre vários assuntos ligados ao Judiciário brasileiro, inclusive sobre a situação política do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ao comentar sobre a inelegibilidade do líder da direita nacional, Mendes disse acreditar que a suspensão dos direitos políticos de Jair Bolsonaro deve manter-se até 2030.

O tema surgiu quando o ministro foi questionado sobre os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que foi negado, restando então a posição de remeter o processo ao STF. E também sobre o desejo dos eleitores em ver o ex-presidente concorrendo em 2026.

Na visão de Mendes, dificilmente os ministros da Suprema Corte darão um voto favorável para tornar Bolsonaro elegível novamente.

"Acho que é muito difícil. Vamos aguardar, obviamente, a deliberação do Tribunal, mas tudo tende a manter a decisão que já foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Tudo indica que sim [Bolsonaro estará de fora das eleições até 2030]".

Mendes também respondeu questões sobre os presos do 8 de janeiro, declarando que não há clima para anistiar os condenados e que as investigações para encontrar os financiadores das manifestações ainda estão em curso. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kim Kataguiri diz que repasse a escola de samba que homenageia Lula deveria parar o país
Deputado critica R$ 1 milhão repassado à Acadêmicos de Niterói como escândalo eleitoral; afirma que AGU admitiu risco de condenação no TSE e cobra protestos massivos contra irregularidades no governo
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Michelle Bolsonaro opta por não apoiar campanha de Flávio
Decisão comunicada a Jair Bolsonaro surge após mensagem do senador que a teria ofendido; aliados dizem que reconciliação ainda é possível com pedido de desculpas
Carregando..