Conselhão: Lula se reúne com integrantes pela terceira vez nesta quinta (27)

Saiba quem entrou e quem saiu do grupo
Por: Brado Jornal 27.jun.2024 às 09h13
Conselhão: Lula se reúne com integrantes pela terceira vez nesta quinta (27)
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira (27) da 3ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, conhecido como Conselhão. O encontro, que deve reunir grande parte dos atuais 250 conselheiros no Itamaraty, está marcado para começar às 9h. 

Lula deverá sancionar o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e o Marco Regulatório de Fomento à Cultura. Também deve assinar decretos sobre:

  • Estratégia Nacional de Economia Circular;
  • Política Nacional de 1ª Infância;
  • Projetos Tecnológicos de Alto Impacto;
  • Regulamentação da Lei de Incentivo à Reciclagem.


O grupo é formado pessoas dos mais variados espectros da sociedade, como empresários, artistas, influenciadores digitais, médicos, integrantes de movimentos sociais e sindicais, líderes indígenas, professores, economistas e outros.

Na quarta-feira (26), o governo atualizou a lista de integrantes, com a saída de 14 pessoas e a nomeação de outras 20. Os cargos de 3 pessoas foram extintos em razão de morte: 1) o empresário Abílio Diniz, morto em 2024; 2) o físico Ennio Candotti e 3) a ativista Nalu Faria, mortos em 2023. 

Dentre os novos conselheiros está o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, e a viúva de Abílio Diniz, Geyze Marchesi Diniz, e o sobrinho dos irmãos Wesley e Joesley Batista, da JBS, José Antonio Batista. Dentre os que deixam o grupo estão a cardiologista Ludmilla Hajjar e o ministro do TSE Floriano Marques.

O Conselhão foi criado por Lula em seu 1º mandato (2003-2006) e foi extinto em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A 3ª gestão do petista recriou o colegiado em 2023 com o objetivo de ser um canal de diálogo direto entre o Executivo e a sociedade. É uma forma de o governo fazer com que segmentos sociais se sintam ouvidos –estratégia muito utilizada pelas gestões do PT.

O grupo se reuniu pela 1ª vez em maio de 2023 e, pela 2ª vez, em dezembro do mesmo ano. Os encontros são semestrais.

A reunião desta 5ª feira será comandada pelo ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), a quem o Conselhão está subordinado. Lula e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente) também devem discursar. Alguns conselheiros, representantes de grupos e comissões temáticas também terão espaço para falas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula participa de apresentação da BaianaSystem no carnaval de Salvador
Presidente dança em camarote durante show no circuito Campo Grande em meio a investigações federais e ajustes fiscais
Michelle Bolsonaro opta por não apoiar campanha de Flávio
Decisão comunicada a Jair Bolsonaro surge após mensagem do senador que a teria ofendido; aliados dizem que reconciliação ainda é possível com pedido de desculpas
Produtores do Baixio de Irecê cobram Jerônimo e Lula por falta de apoio após prejuízos na lavoura
Agricultores denunciam paralisia por ausência de irrigação e escoamento; Marinho Pereira critica promessas não cumpridas e pede recursos urgentes do governo federal e estadual para salvar a safra
Kim Kataguiri diz que repasse a escola de samba que homenageia Lula deveria parar o país
Deputado critica R$ 1 milhão repassado à Acadêmicos de Niterói como escândalo eleitoral; afirma que AGU admitiu risco de condenação no TSE e cobra protestos massivos contra irregularidades no governo
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Carregando..