'Não tem nada de grave, nada de anormal', diz Lula sobre eleição contestada na Venezuela

Trata-se da primeira declaração do presidente desde pleito contestado por opositores; mais tarde, ele falou com Biden por telefone
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 18h09
'Não tem nada de grave, nada de anormal', diz Lula sobre eleição contestada na Venezuela
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Ricardo Della Coletta / Marianna Holanda - Folha de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (30) não ver "nada de anormal" em relação à eleição da Venezuela, ocorrida no domingo e na qual foi declarada a reeleição do ditador Nicolás Maduro.

"O PT reconheceu, a nota do partido dos trabalhadores reconhece, elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. E ao mesmo tempo ele reconhece que o colégio eleitoral, o tribunal eleitoral já reconheceu o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador", disse.

"Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro não. Entra na Justiça e Justiça faz", completou.

A declaração foi feita em entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso, na manhã desta terça. A entrevista foi gravada fora da agenda, inicialmente, e trechos foram divulgadas à tarde pela GloboNews.

Na noite de segunda (29), a executiva nacional do PT afirmou em nota que o processo eleitoral que elegeu Maduro foi uma "jornada pacífica, democrática e soberana". O partido cumprimentou o povo venezuelano pela eleição e declarou ter certeza que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), que apontou a vitória de Maduro, "dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela".

À tarde nesta terça, Lula conversou com Biden por telefone para discutir a crise que eclodiu na Venezuela após as eleições. A conversa durou cerca de uma hora.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alcolumbre dá sete dias para senadores conseguirem votos contrários à criminalização da misoginia
Projeto de lei será votado na próxima semana como primeiro item da pauta caso não haja acordo para barrá-lo
Ao lado de Valdemar Costa Neto, Flávio Bolsonaro anuncia apoio a Sérgio Moro para o governo do Paraná
Encontro em Brasília sela aliança do PL com pré-candidatura de Moro, garantindo palanque para projeto presidencial de Flávio no estado
Júlia Zanatta acusa Erika Hilton de cerceamento na Comissão da Mulher
Deputada do PL denuncia interrupções de fala e barreiras a requerimentos durante sessão, questionando legalidade da presidência de Hilton e anunciando ações regimentais
Michelle Bolsonaro busca novo encontro com Alexandre de Moraes para solicitar prisão domiciliar ao ex-presidente
Ex-primeira-dama pretende argumentar pessoalmente sobre risco de broncoaspiração à noite e agravamento do quadro de saúde de Jair Bolsonaro
Leo Prates anuncia filiação ao Republicanos
Deputado federal deixa o PDT por divergência com aliança do partido ao governo baiano e confirma cerimônia oficial para 26 de março em Salvador
Senador Jaques Wagner cobra definição da chapa de Jerônimo Rodrigues
Petista demonstra irritação com atraso na composição majoritária e defende permanência de Geraldo Júnior como vice
Carregando..