'Não tem nada de grave, nada de anormal', diz Lula sobre eleição contestada na Venezuela

Trata-se da primeira declaração do presidente desde pleito contestado por opositores; mais tarde, ele falou com Biden por telefone
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 18h09
'Não tem nada de grave, nada de anormal', diz Lula sobre eleição contestada na Venezuela
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Ricardo Della Coletta / Marianna Holanda - Folha de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (30) não ver "nada de anormal" em relação à eleição da Venezuela, ocorrida no domingo e na qual foi declarada a reeleição do ditador Nicolás Maduro.

"O PT reconheceu, a nota do partido dos trabalhadores reconhece, elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. E ao mesmo tempo ele reconhece que o colégio eleitoral, o tribunal eleitoral já reconheceu o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador", disse.

"Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro não. Entra na Justiça e Justiça faz", completou.

A declaração foi feita em entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso, na manhã desta terça. A entrevista foi gravada fora da agenda, inicialmente, e trechos foram divulgadas à tarde pela GloboNews.

Na noite de segunda (29), a executiva nacional do PT afirmou em nota que o processo eleitoral que elegeu Maduro foi uma "jornada pacífica, democrática e soberana". O partido cumprimentou o povo venezuelano pela eleição e declarou ter certeza que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), que apontou a vitória de Maduro, "dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela".

À tarde nesta terça, Lula conversou com Biden por telefone para discutir a crise que eclodiu na Venezuela após as eleições. A conversa durou cerca de uma hora.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto ganha apoio de ex-prefeita do PT no Médio São Francisco
Mara Rios deixa base de Jerônimo e declara apoio ao pré-candidato ao governo da Bahia
Ex-presidente do Irã é preso por suposta ligação com Israel
Ex-líder iraniano teria colaborado em plano para derrubar o regime teocrático.
Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias
Ministro do STF investiga possível propaganda eleitoral antecipada após divulgação de carta nas redes sociais
Caiado rebate carta de Bolsonaro lida por Flávio
Governador goiano questiona herança de liderança e cobra autonomia de candidato à Presidência
Lula compara ação de Trump no Estreito de Ormuz a pirataria
Presidente brasileiro critica taxa de 20% anunciada por Trump sobre navios na região e nega responsabilidade do Brasil na alta dos combustíveis
Governo fecha acordo para barrar anistia a caminhoneiros em MP do Frete
Acordo costurado com o Congresso impede perdão de multas e dívidas antigas; medida provisória segue em tramitação
Carregando..