'Não tem nada de grave, nada de anormal', diz Lula sobre eleição contestada na Venezuela

Trata-se da primeira declaração do presidente desde pleito contestado por opositores; mais tarde, ele falou com Biden por telefone
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 18h09
'Não tem nada de grave, nada de anormal', diz Lula sobre eleição contestada na Venezuela
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Ricardo Della Coletta / Marianna Holanda - Folha de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (30) não ver "nada de anormal" em relação à eleição da Venezuela, ocorrida no domingo e na qual foi declarada a reeleição do ditador Nicolás Maduro.

"O PT reconheceu, a nota do partido dos trabalhadores reconhece, elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. E ao mesmo tempo ele reconhece que o colégio eleitoral, o tribunal eleitoral já reconheceu o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador", disse.

"Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro não. Entra na Justiça e Justiça faz", completou.

A declaração foi feita em entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso, na manhã desta terça. A entrevista foi gravada fora da agenda, inicialmente, e trechos foram divulgadas à tarde pela GloboNews.

Na noite de segunda (29), a executiva nacional do PT afirmou em nota que o processo eleitoral que elegeu Maduro foi uma "jornada pacífica, democrática e soberana". O partido cumprimentou o povo venezuelano pela eleição e declarou ter certeza que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), que apontou a vitória de Maduro, "dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela".

À tarde nesta terça, Lula conversou com Biden por telefone para discutir a crise que eclodiu na Venezuela após as eleições. A conversa durou cerca de uma hora.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Campanha de Flávio Bolsonaro descarta presença em debates com Renan Santos
Equipe do pré-candidato do PL afirma que não participará de eventos que incluam o fundador do MBL
Intercept revela contrato de Eduardo Bolsonaro em produção de Dark Horse
Documentos e diálogos obtidos com exclusividade pelo Intercept Brasil, publicados nesta sexta-feira (15 de maio de 2026), mostram que o deputado cassado atuou como produtor-executivo e influenciou diretamente as decisões financeiras da cinebiografia de Jair Bolsonaro
Carlos Bolsonaro critica Zema por ataque a Flávio
Irmão do ex-presidente acusa ex-governador mineiro de exagerar e defende credibilidade da família.
ACM Neto critica gestão estadual e defende regionalização da saúde na Bahia
Pré-candidato ao governo participou da ExpoGuanambi, atacou promessas repetidas de Jerônimo Rodrigues e propôs medidas duras contra a violência
Dino determina processo separado no STF para investigar emendas a ONGs culturais
Ministro do Supremo extrai documentos de ação sobre orçamento secreto após pedidos de deputados; caso envolve recursos para entidades ligadas a filme sobre Bolsonaro
Flávio Bolsonaro diz que só teme perseguição política
Senador afirma que governo Lula cria narrativas falsas para acionar PF e nega que recursos de Vorcaro tenham ido para Eduardo.
Carregando..