Lula alfineta Musk: 'Bilionários preferem colonizar Marte a cuidar da Terra'

Durante evento em Centro Espacial, presidente também alfinetou Bolsonaro por suposta “negligência governamental” na área de pesquisa espacial
Por: Brado Jornal 07.ago.2024 às 08h50
Lula alfineta Musk: 'Bilionários preferem colonizar Marte a cuidar da Terra'
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nesta terça-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar os “bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra” durante um discurso em um centro espacial no Chile. Embora não tenha mencionado diretamente Elon Musk, o empresário americano conhecido por suas iniciativas com a SpaceX e a rede social X, a crítica foi claramente direcionada a ele.

“Para que o benefício do desenvolvimento espacial seja compartilhado por todos, é imprescindível que sejam fomentados em um marco sólido de políticas públicas. Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado”, afirmou Lula.

O presidente brasileiro estava no Chile para a assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países, que visa fortalecer a cooperação em atividades espaciais para fins pacíficos. O objetivo do acordo é promover o intercâmbio de informações e impulsionar a colaboração científica, incluindo a fabricação de satélites e o desenvolvimento de laboratórios de processamento de dados.

O governo brasileiro destacou que a parceria com o Chile visa “impulsionar o desenvolvimento da tecnologia espacial e reforçar a colaboração científica entre os dois países”.

Esta não é a primeira vez que Lula critica Musk. Em abril deste ano, o presidente já havia manifestado sua opinião sobre bilionários que investem em exploração espacial, sugerindo que esses recursos deveriam ser direcionados à preservação ambiental. “Tem até bilionário tentando fazer foguete para achar algo no espaço, mas não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui. Ele vai ter que utilizar o dinheiro dele para ajudar a preservar o meio ambiente”, declarou na ocasião.

Além das críticas a Musk, Lula aproveitou a oportunidade para abordar o legado de seu antecessor, Jair Bolsonaro. “Agora, retomamos o investimento por meio de encomendas tecnológicas no valor de R$ 300 milhões. Vamos fortalecer a indústria espacial e gerar os empregos e a renda necessária”, anunciou o presidente.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF rejeita tentativa de Renato Cariani de suspender processo por tráfico em São Paulo
Influenciador do setor fitness responde a acusações de associação para o tráfico, lavagem de capitais e tráfico de drogas na Justiça estadual
Empresário suspeito de fraude em aposentadorias tem aparelho telefônico confiscado pela CPMI do INSS
Ação visa preservar provas em esquema bilionário de desvios no instituto previdenciário
Moraes Suspende Investigação Sobre Moradores Que Transportaram Corpos Após Operação Policial No Rio
Decisão Do Stf Exige Paralisação Imediata Da Apuração Pela Polícia Civil E Relato Detalhado Em Dois Dias
Primeira Turma do STF inicia julgamento de acusados no núcleo 3 do plano golpista
Supremo analisa denúncia contra nove militares do Exército e um policial federal envolvidos na tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro
Procuradoria solicita ao Supremo condenação de parlamentares do PL por corrupção em emendas
PGR busca punição de três deputados por crimes em esquema de desvios
Alterações no Projeto Antifacção preocupam PF e Judiciário por possível proteção a apurações de emendas
PF monitora com apreensão mudanças propostas pelo relator no PL Antifacção
Carregando..