Governo Lula tenta emplacar o 'WhatsApp' nacional

O sistema será similar ao WhatsApp, mas o presidente da ABDI já tratou de esclarecer que não se trata de “banir” o aplicativo de mensagens ou qualquer outro, pois não irá se estender ao usuário comum
Por: Brado Jornal 03.set.2024 às 09h44
Governo Lula tenta emplacar o 'WhatsApp' nacional
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está prestes a lançar uma uma licitação para contratar um novo serviço de troca de mensagens por celular. O objetivo do órgão é desenvolver um modelo próprio para comunicação interna.

De acordo com informações da revista Veja, se tata de um projeto piloto, mas que pode ser expandido para outros órgãos federais no futuro.

O sistema será similar ao WhatsApp, mas o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, já tratou de esclarecer que não se trata de “banir” o aplicativo de mensagens ou qualquer outro, pois não irá se estender ao usuário comum.

"O que faremos é proteger as informações da nossa agência, comunicação corporativa. Alguém acha que o governo alemão ou francês se comunica pelo WhatsApp? Não queremos banir ninguém, apenas proteger a nossa soberania", declarou Cappelli.

De acordo com Capelli, não há uma “paranoia ou teoria da conspiração”, mas sim a garantia da segurança das comunicações, visto que já ocorreram diversos casos de quebra de sigilo de mensagens. Ele citou que o policiais federais e membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) utilizam plataformas estrangeiras para se comunicar, mas que ele considera um risco. Até o momento, ao menos dez empresas brasileiras já demonstraram interesse em desenvolver a nova plataforma de mensagens. Ainda não há estimativa dos custos dessa empreitada, ou ao menos ainda não foram divulgados. A preocupação maior do governo são os frequentes casos de vazamentos de conversas por aplicativos estrangeiros de mensagens, como é o caso recente envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Aliás, a iniciativa ocorre em meio ao embate entre o Supremo Tribunal Federal, na figura de Moraes, e a rede social X, de propriedade do empresário Elon Musk.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Adolpho Loyola publica imagem chinesa como se fosse da ponte Salvador-Itaparica
Secretário de Relações Institucionais da Bahia compartilha foto de plataforma de obras da China para ilustrar avanço do projeto baiano
Câmara de Salvador defende título de cidadão a Flávio Bolsonaro
Presidente da Casa diz que atuação nacional do senador beneficia indiretamente a Bahia e a capital
Glenda Varotto, conhecida como Espectro Cinza, deixa o MBL em comum acordo por questões pessoais
Influenciadora desmente rumores de desentendimentos internos envolvendo Gabriel Piauhy
Pré-candidato bolsonarista João Sastre, o “Gay de Direita”, propõe criação de Ministério da Diversidade a Flávio Bolsonaro
Declaração de candidato a deputado estadual por São Paulo gera reações nas redes
Flávio Bolsonaro manifesta apoio a Zema após notícia-crime de Gilmar Mendes
Senador e pré-candidato à Presidência critica ativismo judicial do STF durante evento em Mato Grosso
Lula critica Trump e defende cooperação com a África
Presidente propõe transferir tecnologia agrícola brasileira para ajudar o continente africano a produzir alimentos e promover a paz, em contraste com a política externa dos Estados Unidos
Carregando..