Governo Lula tenta emplacar o 'WhatsApp' nacional

O sistema será similar ao WhatsApp, mas o presidente da ABDI já tratou de esclarecer que não se trata de “banir” o aplicativo de mensagens ou qualquer outro, pois não irá se estender ao usuário comum
Por: Brado Jornal 03.set.2024 às 09h44
Governo Lula tenta emplacar o 'WhatsApp' nacional
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está prestes a lançar uma uma licitação para contratar um novo serviço de troca de mensagens por celular. O objetivo do órgão é desenvolver um modelo próprio para comunicação interna.

De acordo com informações da revista Veja, se tata de um projeto piloto, mas que pode ser expandido para outros órgãos federais no futuro.

O sistema será similar ao WhatsApp, mas o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, já tratou de esclarecer que não se trata de “banir” o aplicativo de mensagens ou qualquer outro, pois não irá se estender ao usuário comum.

"O que faremos é proteger as informações da nossa agência, comunicação corporativa. Alguém acha que o governo alemão ou francês se comunica pelo WhatsApp? Não queremos banir ninguém, apenas proteger a nossa soberania", declarou Cappelli.

De acordo com Capelli, não há uma “paranoia ou teoria da conspiração”, mas sim a garantia da segurança das comunicações, visto que já ocorreram diversos casos de quebra de sigilo de mensagens. Ele citou que o policiais federais e membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) utilizam plataformas estrangeiras para se comunicar, mas que ele considera um risco. Até o momento, ao menos dez empresas brasileiras já demonstraram interesse em desenvolver a nova plataforma de mensagens. Ainda não há estimativa dos custos dessa empreitada, ou ao menos ainda não foram divulgados. A preocupação maior do governo são os frequentes casos de vazamentos de conversas por aplicativos estrangeiros de mensagens, como é o caso recente envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Aliás, a iniciativa ocorre em meio ao embate entre o Supremo Tribunal Federal, na figura de Moraes, e a rede social X, de propriedade do empresário Elon Musk.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-assessor de Bolsonaro tem prisão preventiva decretada pelo STF
Martins cumpria prisão domiciliar desde 27 de dezembro de 2025, imposta após a tentativa de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
Coronel da reserva denuncia ex-assessor de Bolsonaro por acesso ao LinkedIn
O militar tem criticado publicamente figuras ligadas ao olavismo, grupo do qual Martins é seguidor.
Ex-ministro Geddel Vieira Lima sofre agressão em festa de réveillon na Bahia
O ex-ministro chegou a cair no chão, mas foi auxiliado por pessoas no local, que conseguiram imobilizar o agressor. Ele afirmou não conhecer o autor do ataque.
Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao posto de escrivão
O ex-deputado federal estava afastado da corporação desde que assumiu o mandato na Câmara dos Deputados.
Irmãos Bolsonaro acertam quadra na Mega da Virada no dia da alta hospitalar
Após receber alta nesta quinta-feira (1º), depois de mais de uma semana internado, Bolsonaro retornou à cela na superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Banhista comemora prisão de Bolsonaro em entrevista ao vivo na praia do Paraná; assista
“Mandei um ‘Bolsonaro preso’ ao vivo!”. Ele também compartilhou outra postagem animada: “Mãe, eu tô na Globo comemorando Bolsonaro preso!”
Carregando..