Governo Lula tenta emplacar o 'WhatsApp' nacional

O sistema será similar ao WhatsApp, mas o presidente da ABDI já tratou de esclarecer que não se trata de “banir” o aplicativo de mensagens ou qualquer outro, pois não irá se estender ao usuário comum
Por: Brado Jornal 03.set.2024 às 09h44
Governo Lula tenta emplacar o 'WhatsApp' nacional
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está prestes a lançar uma uma licitação para contratar um novo serviço de troca de mensagens por celular. O objetivo do órgão é desenvolver um modelo próprio para comunicação interna.

De acordo com informações da revista Veja, se tata de um projeto piloto, mas que pode ser expandido para outros órgãos federais no futuro.

O sistema será similar ao WhatsApp, mas o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, já tratou de esclarecer que não se trata de “banir” o aplicativo de mensagens ou qualquer outro, pois não irá se estender ao usuário comum.

"O que faremos é proteger as informações da nossa agência, comunicação corporativa. Alguém acha que o governo alemão ou francês se comunica pelo WhatsApp? Não queremos banir ninguém, apenas proteger a nossa soberania", declarou Cappelli.

De acordo com Capelli, não há uma “paranoia ou teoria da conspiração”, mas sim a garantia da segurança das comunicações, visto que já ocorreram diversos casos de quebra de sigilo de mensagens. Ele citou que o policiais federais e membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) utilizam plataformas estrangeiras para se comunicar, mas que ele considera um risco. Até o momento, ao menos dez empresas brasileiras já demonstraram interesse em desenvolver a nova plataforma de mensagens. Ainda não há estimativa dos custos dessa empreitada, ou ao menos ainda não foram divulgados. A preocupação maior do governo são os frequentes casos de vazamentos de conversas por aplicativos estrangeiros de mensagens, como é o caso recente envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Aliás, a iniciativa ocorre em meio ao embate entre o Supremo Tribunal Federal, na figura de Moraes, e a rede social X, de propriedade do empresário Elon Musk.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula reúne Moraes, PF e Receita após inquérito sobre vazamento
Encontro no Planalto discute crime organizado em meio a investigação aberta por Moraes no caso Master
Malafaia acusa Damares de oportunismo político
Pastor critica senadora por requerimentos sobre igrejas e pastores em CMPI
Michelle Bolsonaro se reúne com Gilmar Mendes para pedir prisão domiciliar a Bolsonaro
Ex-primeira-dama tenta negociar benefício para o ex-presidente preso preventivamente; encontro ocorreu em Brasília
O Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Reag, ligada a fraudes no caso Master
Gestora investigada por operações irregulares com o Banco Master tem bens de controladores bloqueados; fundos seguem ativos
Governo anuncia 40 smart TVs para cinema em presídios
Ministério da Justiça destina equipamentos caros para exibição de filmes em unidades prisionais, enquanto sistema carcerário enfrenta superlotação e falta de estrutura básica
Pesquisa Quaest revela divisão na opinião brasileira sobre intervenção dos EUA na Venezuela
Aprovação da operação militar americana chega a 46%, com forte variação por espectro político; maioria teme repetição no Brasil
Carregando..