André Mendonça é alvo de protesto na PUC-Rio

Os estudantes da universidade colaram cartazes que afirmavam que o “ministro do Bolsonaro” não era bem-vindo na PUC e pediram “uma aula magna que represente os estudantes”
Por: Brado Jornal 26.set.2024 às 09h38
André Mendonça é alvo de protesto na PUC-Rio
José Cruz/Agencia Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça foi alvo de um protesto de estudantes da PUC-Rio na segunda-feira (23). A convite da Arquidiocese do Rio, o ministro deu uma aula magna sobre “educação, responsabilidade e dignidade humana”.

Os estudantes da universidade colaram cartazes que afirmavam que o “ministro do Bolsonaro” não era bem-vindo na PUC e pediram “uma aula magna que represente os estudantes”.

No Instagram de um centro acadêmico da PUC, estudantes disseram que a aula foi reservada para convidados de fora da faculdade e poucos alunos, e que não foi aberta para perguntas. Segundo a postagem, três alunos foram pré-selecionados para fazer perguntas.

Em uma carta-convite à comunidade universitária, o Cardeal Orani João Tempesta informou que o evento seria uma “oportunidade de reflexão fecunda e frutuosa para todos os participantes, de modo que prossigamos pautados por nobres valores e a sabedoria do Evangelho em nossa vivência educativa e social”.

A ida de André Mendonça foi, de certa maneira, um contraponto à visita do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, em março deste ano, à universidade. Na ocasião, Barroso causou um incômodo na Arquidiocese do Rio de Janeiro ao defender a descriminalização do aborto. Estava na palestra de Barroso o segundo bispo na hierarquia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antonio Augusto, integrante da Opus Dei, ala ultraconservadora da Igreja.

Em nota, a PUC-Rio disse que a universidade “defende a democracia e a pluralidade de ideias e opiniões, mas mantém-se apartidária”. Leia abaixo a íntegra da nota da PUC-Rio.

“A Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) defende a democracia e a pluralidade de ideias e opiniões, mas mantém-se apartidária.

Durante a Aula Magistral do ministro André Mendonça, em 23/9, alguns estudantes tiveram a oportunidade de se manifestar, fazendo-o de forma respeitosa e tranquila; da mesma forma, o ministro manteve um debate cordial diante das críticas, respondendo de forma educada e cortês, ficando preservado na universidade um ambiente de diálogo e democracia”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação da PF mira emendas parlamentares e atinge assessora ligada à presidência da Câmara
Arthur Lira afirmou que não existe qualquer desvio de recursos e que Tuca é servidora da Câmara vinculada à presidência da instituição.
Contrato de R$ 129 milhões e voo com advogado: os laços do Banco Master com o STF
PF localiza acordo com escritório da esposa de Alexandre de Moraes e ministro Toffoli viaja em jato com defensor de executivo do banco
Heloísa Helena assume vaga de Glauber Braga na Câmara por seis meses
Enfermeira e ex-senadora alagoana retorna à política nacional após quase 20 anos, impulsionada por federação entre PSOL e Rede
EUA podem se tornar principal fator de instabilidade na América Latina, avalia governo brasileiro
Nova estratégia de Trump revive doutrina Monroe e preocupa diplomacia em Brasília
Michelle Bolsonaro critica enfraquecimento do Legislativo após anulação de votação pela Justiça
Anulação de decisão da Câmara expõe tensões entre poderes em caso de deputada condenada
Governador indica deputado petista para vaga no TCE da Bahia
A nomeação de Josias Gomes preenche a lacuna deixada pelo falecimento do conselheiro Pedro Lino.
Carregando..