Ministra dos Direitos Humanos toma posse nesta sexta-feira (27)

Macaé foi nomeada ao cargo em 11 de setembro, após a demissão de Silvio Almeida, investigado por supostos casos de assédio sexual contra mulheres
Por: Brado Jornal 27.set.2024 às 10h14
Ministra dos Direitos Humanos toma posse nesta sexta-feira (27)
Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

A professora e assistente social Macaé Evaristo (PT-MG), que assumiu a chefia do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, toma posse nesta sexta-feira (27). A cerimônia está prevista para as 11h, no Palácio do Planalto.

Apesar da cerimônia de posse acontecer somente nesta sexta, Macaé foi nomeada ao cargo em 11 de setembro, após a demissão de Silvio Almeida, investigado por supostos casos de assédio sexual contra mulheres. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A posse de Macaé terá a presença de autoridades, como Anielle Franco. Além disso, está prevista a leitura de um poema da escritora Conceição Evaristo, prima de Macaé e uma das maiores vozes da literatura brasileira.

Além da escritora, a família também deve ser representada pela mãe de Macaé, Maria Antônia, que deve vir de São Gonçalo do Pará, Minas Gerais (MG), cidade natal da nova ministra.

Macaé foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação de Belo Horizonte (2005 a 2012) e de Minas Gerais (2015 a 2018). Ela também atuou como secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC) durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2013 e 2014.

Macaé Evaristo disse em entrevista à CNN, na última semana, que mudanças devem ser realizadas na pasta, mas que as alterações não serão implementadas levando em consideração somente eventuais acusações. A ex-deputada estadual afirmou que os acusados devem ter direito à defesa.

“Não estamos querendo eliminar as pessoas. Nós queremos eliminar práticas autoritárias. Eu preciso que a gente distinga uma coisa da outra. Haverá mudanças no Ministério, mas as mudanças não acontecerão necessariamente porque as pessoas sofreram uma denúncia”, disse.

“No caso de denúncia, esse processo vai correr na institucionalidade. Receber uma denúncia não significa que uma pessoa é culpada. Quem vai dizer isso é a institucionalidade”, completou.

O governo federal demitiu o então secretário da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva, que integrava a equipe do ex-ministro Silvio Almeida. Cláudio Augusto é acusado de assédio moral.

São ao menos 14 denúncias de assédio moral no Ministério. A maioria das acusações é registrada por mulheres.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula diz a aliados que a campanha de 2026 foi a menos organizada desde 1989
A cobrança saiu em reunião com deputados, senadores e governadores, ao lado de Edinho Silva. A expectativa é de que Camilo Santana ganhe peso e reduza o poder do coordenador
João Pedro Sastre, conhecido como “Gay de Direita”, declara apoio a Lula no segundo turno
Candidato a deputado federal obteve 294 votos e anuncia mudança de posição após primeiro turno
Oposição tenta adiar votação do fim da escala 6x1 no Senado
Rogério Marinho diz que votar agora “não faz bem ao país” e evita dizer como o PL vai se posicionar. O governo já contaria com os 49 votos
Metadados ligam advogado de Garotinho a parecer sobre desistência de recurso
Arquivo da Procuradoria-Geral Eleitoral sobre a desistência do recurso indica Marcello Dias de Paula como autor, embora a peça esteja assinada por Alexandre Espinosa; o registro pode pesar no julgamento que definirá o governo do Rio
Flávio lista mudanças na Constituição: Judiciário, reeleição e maioridade penal
No ato de apoio de PP e União, o candidato do PL diz que vai “aterrar no mundo real” e que o Congresso decide o conteúdo. Aliados temiam leitura de alteração institucional ampla
Escala 6x1 ganha peso estratégico para Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno
Proposta de redução da jornada semanal vira peça central da disputa pelo segundo turno e força a oposição a escolher entre o risco eleitoral e o bloqueio da votação
Carregando..