Pacheco agradece sanção de Lula e destaca importância do Programa de Renegociação de Dívidas dos Estados

Presidente do Senado elogia iniciativa que permite a renegociação de dívidas e investimentos em áreas prioritárias
Por: Brado Jornal 15.jan.2025 às 10h18
Pacheco agradece sanção de Lula e destaca importância do Programa de Renegociação de Dívidas dos Estados
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (14), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), expressou agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela sanção do projeto de lei que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A medida, que visa permitir a renegociação das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União, estabelece um parcelamento de até 30 anos, oferecendo aos entes federativos uma oportunidade de alívio financeiro.

O programa também cria um fundo de equalização federativa, com o intuito de apoiar os estados com boa saúde fiscal, promovendo investimentos em áreas prioritárias como infraestrutura, segurança e educação. Para Pacheco, a sanção é um passo importante para lidar com uma questão histórica e desafiadora que afeta as finanças estaduais.

“É a chance de conciliar o pagamento efetivo da dívida com os investimentos que o estado precisa em diversas áreas, e sem impor aos servidores públicos os ônus injustos do RRF. Isso é bastante significativo e precisa ser reconhecido”, afirmou o presidente do Senado.

O Propag oferece aos estados a possibilidade de quitar parte das dívidas com a União por meio de ativos, como bens, participações societárias ou créditos. Além disso, as parcelas serão corrigidas mensalmente, com a possibilidade de amortizações extras e redução nos valores iniciais durante os primeiros cinco anos. No entanto, o programa proíbe que os estados contratem novos empréstimos para pagar as parcelas refinanciadas, sob pena de exclusão do programa.

O prazo para adesão ao Propag é até 31 de dezembro de 2025.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputados baianos recuam e retiram apoio a emenda que adia fim da escala 6x1
Diante da forte reação negativa, parlamentares da Bahia pedem a retirada de suas assinaturas da proposta que prorrogava por dez anos o fim da jornada 6x1 no país
Coro Juvenil NEOJIBA se apresenta na Paróquia Bom Jesus dos Milagres com o Circuito Missas Brasileiras
Apresentações gratuitas unem música, fé e cultura em igrejas e espaços públicos da capital baiana entre 21 e 24 de maio
Tiroteio deixa dois feridos e suspende ônibus no Vale das Pedrinhas
Confronto entre PM e suspeitos atinge coletivo e farmácia em bairro de Salvador
Deputados viajam aos EUA para encontro com Eduardo Bolsonaro
Reunião no Texas ocorre após revelações sobre o filme Dark Horse e suspeitas da PF
Lula lança programa de R$ 30 bi para motoristas de aplicativos
Governo cria linha de crédito especial para compra de veículos após fracasso na regulamentação do trabalho por apps.
Capitão Alden justifica assinatura em emenda da escala 6x1
Deputado baiano defende proposta de dez anos de transição, alegando necessidade de estudos econômicos antes da redução da jornada
Carregando..