Pacheco agradece sanção de Lula e destaca importância do Programa de Renegociação de Dívidas dos Estados

Presidente do Senado elogia iniciativa que permite a renegociação de dívidas e investimentos em áreas prioritárias
Por: Brado Jornal 15.jan.2025 às 10h18
Pacheco agradece sanção de Lula e destaca importância do Programa de Renegociação de Dívidas dos Estados
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (14), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), expressou agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela sanção do projeto de lei que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A medida, que visa permitir a renegociação das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União, estabelece um parcelamento de até 30 anos, oferecendo aos entes federativos uma oportunidade de alívio financeiro.

O programa também cria um fundo de equalização federativa, com o intuito de apoiar os estados com boa saúde fiscal, promovendo investimentos em áreas prioritárias como infraestrutura, segurança e educação. Para Pacheco, a sanção é um passo importante para lidar com uma questão histórica e desafiadora que afeta as finanças estaduais.

“É a chance de conciliar o pagamento efetivo da dívida com os investimentos que o estado precisa em diversas áreas, e sem impor aos servidores públicos os ônus injustos do RRF. Isso é bastante significativo e precisa ser reconhecido”, afirmou o presidente do Senado.

O Propag oferece aos estados a possibilidade de quitar parte das dívidas com a União por meio de ativos, como bens, participações societárias ou créditos. Além disso, as parcelas serão corrigidas mensalmente, com a possibilidade de amortizações extras e redução nos valores iniciais durante os primeiros cinco anos. No entanto, o programa proíbe que os estados contratem novos empréstimos para pagar as parcelas refinanciadas, sob pena de exclusão do programa.

O prazo para adesão ao Propag é até 31 de dezembro de 2025.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tarcísio enfrenta críticas de bolsonaristas por discurso na Paulista
Entre os pontos de discórdia, está a expectativa frustrada de que Tarcísio criticasse o Judiciário, especialmente Moraes, alvo recorrente dos apoiadores de Bolsonaro
Gastos com supersalários de magistrados crescem 49,3% em um ano
Conforme a Emenda Constitucional 19 de 1998, o teto do funcionalismo público, equivalente ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), é de R$ 46.366,19, pago em parcela única como “subsídio”
Lula enfrenta críticas por isolamento internacional e impopularidade, diz Economist
A Economist critica a postura do Brasil, que, por meio do Itamaraty, condenou os ataques dos Estados Unidos ao Irã em 22 de junho, classificando-os como “violação de soberania”
Lula pode participar do Dois de Julho em Salvador, diz Jerônimo Rodrigues
Comemorando a Independência da Bahia em 1823, o Dois de Julho é um marco histórico e cultural para os baianos
Jerônimo enfrenta vaias e é aconselhado a evitar público em festa de Ipiaú
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi orientado a não se expor ao público durante o São Pedro de Ipiaú, na madrugada de domingo (29.jun.2025), após uma série de vaias em eventos juninos pelo interior do estado
Sóstenes defende Bolsonaro como principal aposta do PL para 2026
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, declarou na segunda-feira (30.jun.2025), durante o programa “Roda Viva”, da TV Cultura
Carregando..