Pacheco agradece sanção de Lula e destaca importância do Programa de Renegociação de Dívidas dos Estados

Presidente do Senado elogia iniciativa que permite a renegociação de dívidas e investimentos em áreas prioritárias
Por: Brado Jornal 15.jan.2025 às 10h18
Pacheco agradece sanção de Lula e destaca importância do Programa de Renegociação de Dívidas dos Estados
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (14), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), expressou agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela sanção do projeto de lei que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A medida, que visa permitir a renegociação das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União, estabelece um parcelamento de até 30 anos, oferecendo aos entes federativos uma oportunidade de alívio financeiro.

O programa também cria um fundo de equalização federativa, com o intuito de apoiar os estados com boa saúde fiscal, promovendo investimentos em áreas prioritárias como infraestrutura, segurança e educação. Para Pacheco, a sanção é um passo importante para lidar com uma questão histórica e desafiadora que afeta as finanças estaduais.

“É a chance de conciliar o pagamento efetivo da dívida com os investimentos que o estado precisa em diversas áreas, e sem impor aos servidores públicos os ônus injustos do RRF. Isso é bastante significativo e precisa ser reconhecido”, afirmou o presidente do Senado.

O Propag oferece aos estados a possibilidade de quitar parte das dívidas com a União por meio de ativos, como bens, participações societárias ou créditos. Além disso, as parcelas serão corrigidas mensalmente, com a possibilidade de amortizações extras e redução nos valores iniciais durante os primeiros cinco anos. No entanto, o programa proíbe que os estados contratem novos empréstimos para pagar as parcelas refinanciadas, sob pena de exclusão do programa.

O prazo para adesão ao Propag é até 31 de dezembro de 2025.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nikolas Ferreira reage a julgamento de Bolsonaro no STF com mensagens no X
Em uma das mensagens, o parlamentar declarou: “Querem nos calar e nos tornar mansos. Podem nos chamar de extremistas, mas não recuaremos.”
Temer destaca voto de Fux como crucial para Bolsonaro em julgamento no STF
“Fux está absolvendo todos até agora, o que torna seu voto extremamente relevante para Bolsonaro”, afirmou Temer.
Governador Jerônimo enfrenta cautela de prefeitos para apoio à reeleição em 2026
Gestores municipais adotam postura reservada e condicionam alianças a promessas de investimentos
Fux conclui voto em julgamento de Bolsonaro, Cid e Braga Netto após longa sessão
Ministro dedica 14 horas à análise do caso, absolvendo ex-presidente e condenando aliados
Supremo condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe
Como a soma ultrapassa 8 anos, Bolsonaro deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.
Caixão de Charlie Kirk será levado pelo Air Force Two a Phoenix após visita da família de vice presidente dos EUA
Na noite de quinta-feira, o caixão de Kirk, de 31 anos, deve ser transportado a Phoenix, Arizona, a bordo do Air Force Two, acompanhado de familiares e amigos, conforme a fonte.
Carregando..