Novo trecho da delação de Mauro Cid é divulgado

Ex-ajudante de ordens cita nove dos 40 indiciados e descreve três grupos que orbitavam o ex-presidente após a derrota eleitoral em 2022
Por: Brado Jornal 27.jan.2025 às 08h41
Novo trecho da delação de Mauro Cid é divulgado
Antônio Cruz/Agência Brasil

O primeiro depoimento da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), trouxe novos detalhes sobre a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo Cid, três grupos gravitavam em torno do ex-presidente: os “conservadores”, os “moderados” e os “radicais”.

O depoimento foi homologado em setembro de 2023 pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e tem servido como base para as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF)

Conservadores

Esse grupo, segundo Cid, buscava transformar Bolsonaro em um grande líder da oposição, sem recorrer a medidas radicais. Entre os integrantes estavam o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Bruno Bianco, ex-advogado-geral da União.


Moderados

Contrários a qualquer intervenção extrema, esses participantes reconheciam as “injustiças” do Brasil, mas defendiam aceitar o resultado das eleições. Faziam parte desse grupo o general Freire Gomes, então comandante do Exército, e o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.


Radicais

O grupo mais extremo estava dividido em dois núcleos: um defendia investigar supostas fraudes nas urnas, enquanto o outro apoiava ações armadas. Entre os citados estavam Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso
A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
Câmara aprova redução de penas para réus do 8 de Janeiro e rejeita anistia ampla
O texto, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), agora segue para o Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que pretende colocar a votação ainda em 2025.
TRE-ES declara deputado federal Gilvan da Federal inelegível por violência política de gênero
Deputado bolsonarista do PL capixaba é punido por chamar Camila Valadão (PSOL) de “satanista” e “assassina de bebês e crianças”
Senado pede a Gilmar Mendes que paralise decisão sobre impeachment de ministros do STF até aprovação de lei
O pedido abrange as ADPFs 1.259 e 1.260, cuja liminar concedida por Gilmar Mendes – que restringe a apresentação de denúncias contra integrantes do STF – seria levada a referendo do plenário na próxima sexta-feira (12.dez).
Senador Amin Designado Relator de Medida que Ameniza Punições em Caso de Golpe
Disputa por Apoio Bolsonarista Marca Escolha em Santa Catarina; Texto Avança Após Negociação na Câmara
Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara
Deputado Marcelo Aro relata ter visto seguranças “dando soco” e determina apuração de abusos
Carregando..