Novo trecho da delação de Mauro Cid é divulgado

Ex-ajudante de ordens cita nove dos 40 indiciados e descreve três grupos que orbitavam o ex-presidente após a derrota eleitoral em 2022
Por: Brado Jornal 27.jan.2025 às 08h41
Novo trecho da delação de Mauro Cid é divulgado
Antônio Cruz/Agência Brasil

O primeiro depoimento da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), trouxe novos detalhes sobre a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo Cid, três grupos gravitavam em torno do ex-presidente: os “conservadores”, os “moderados” e os “radicais”.

O depoimento foi homologado em setembro de 2023 pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e tem servido como base para as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF)

Conservadores

Esse grupo, segundo Cid, buscava transformar Bolsonaro em um grande líder da oposição, sem recorrer a medidas radicais. Entre os integrantes estavam o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Bruno Bianco, ex-advogado-geral da União.


Moderados

Contrários a qualquer intervenção extrema, esses participantes reconheciam as “injustiças” do Brasil, mas defendiam aceitar o resultado das eleições. Faziam parte desse grupo o general Freire Gomes, então comandante do Exército, e o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.


Radicais

O grupo mais extremo estava dividido em dois núcleos: um defendia investigar supostas fraudes nas urnas, enquanto o outro apoiava ações armadas. Entre os citados estavam Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O embate de Michelle: a jogada que abala a família Bolsonaro
Disputa interna no PL expõe tensões entre ex-primeira-dama e herdeiros do ex-presidente pelo controle de alianças eleitorais
Trump suspende processamento de vistos e cidadania de 19 nações
Nova restrição amplia proibições de viagem e foca em vetting reforçado após incidente em Washington
Flávio Bolsonaro pede desculpas a Michelle e anuncia novas regras para decisões no PL
O senador confirmou que já se reconciliou com Michelle: “Falei com ela, pedi desculpas, ela também me pediu. Hoje à tarde teremos uma reunião no PL para estabelecer uma rotina de decisões coletivas e evitar que isso se repita”.
Recuo de Alcolumbre no Senado veio após manobras políticas de Lula em defesa de Messias
Governo federal adia sabatina e ganha fôlego para articulação pela vaga no STF
Senadores do PL e Novo recusam almoço com Jorge Messias nesta terça-feira (2)
Indicado de Lula ao STF não será recebido no tradicional encontro semanal da bancada de oposição
STF impõe sigilo total em processo de Daniel Vorcaro sobre competência da Justiça Federal
Daniel Vorcaro foi detido no dia 17 de novembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando tentava embarcar para os Emirados Árabes Unidos.
Carregando..