Política Exclusivo

Bolsonaristas enterram de vez a moralidade ao defender o fim da Ficha Limpa

De paladinos da moralidade a campeões da impunidade. A hipocrisia bolsonarista exposta
Por: Lorran Lima 07.fev.2025 às 20h42
Bolsonaristas enterram de vez a moralidade ao defender o fim da Ficha Limpa
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

É vergonhoso ver pessoas que se dizem de direita, que passaram anos bradando contra a corrupção e a impunidade, agora defenderem o fim da Lei da Ficha Limpa apenas para beneficiar Jair Bolsonaro. A mesma "direita" que exigia punições severas para políticos corruptos agora faz ginástica mental para justificar uma mudança que abriria as portas para a volta de uma legião de criminosos ao poder.

A inelegibilidade de Bolsonaro até 2030 teve, sim, um caráter de perseguição política. Mas isso não justifica um ataque direto a um dos maiores avanços no combate à corrupção no Brasil. Em vez de buscar uma solução legítima para seu próprio caso, Bolsonaro e seus aliados estão dispostos a destruir um mecanismo que impede a candidatura de políticos corruptos condenados.

Bolsonaro se elegeu prometendo romper com a velha política, mas hoje está completamente submisso a ela. Seu apoio a figuras como Davi Alcolumbre (União Brasil) e Hugo Motta (Republicanos), dois caciques do Centrão envolvidos em escândalos, mostra que qualquer princípio pode ser descartado em nome de um projeto de poder. Enquanto seus seguidores tentam justificar essa aliança, a verdade é que Bolsonaro está mergulhado no jogo que dizia combater. Ele não busca apenas sua reabilitação política, mas sim uma mudança que permitirá que criminosos condenados voltem a disputar eleições.

Se a Lei da Ficha Limpa acabar, Bolsonaro não será o único beneficiado. Políticos como Eduardo Cunha, Sérgio Cabral e tantos outros poderão voltar a concorrer, enfraquecendo ainda mais a já desgastada credibilidade do sistema político brasileiro.

A pergunta que fica é: a direita está disposta a jogar fora qualquer resquício de coerência apenas para favorecer um único nome? Se essa traição aos princípios se concretizar, ficará provado que o discurso moralista nunca foi sobre combater a corrupção, mas apenas um jogo de poder pessoal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
Carregando..