Política Exclusivo

Roma quase caindo; Alden com força e Bolsonaro traz o extintor

Apesar da fidelidade a Roma, Leandro de Jesus planeja disputar uma vaga para deputado federal em 2026, contrariando integrantes de seu próprio gabinete.
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 15h10 - Atualizado: 20.mar.2025 às 06h01
Roma quase caindo; Alden com força e Bolsonaro traz o extintor

O presidente do Partido Liberal (PL) na Bahia, João Roma, exerce forte controle sobre o deputado estadual Leandro de Jesus, que se mantém como um aliado fiel. Segundo fontes próximas, Roma tem garantido que Leandro continuará a defendê-lo para assegurar sua permanência no comando do partido no estado. A relação entre ambos é próxima e consolidada, sustentada por acertos políticos e pessoais entre os dois.

Apesar da fidelidade a Roma, Leandro de Jesus planeja disputar uma vaga para deputado federal em 2026, contrariando integrantes de seu próprio gabinete. Internamente, aliados alertam que a candidatura representa um risco elevado, enquanto sua reeleição para a Assembleia Legislativa da Bahia seria praticamente garantida.

Outro fator de preocupação para Leandro é a possibilidade de André Porciúncula concorrer novamente a deputado federal. André, que atualmente reside no Texas (EUA), é considerado um dos principais aliados de Jair Bolsonaro e de seu filho Eduardo Bolsonaro. Conhecido na Bahia como "Capitão Bolsominion", ele ainda carrega a frustração de ter perdido a vaga para Capitão Alden em 2022. Nos bastidores, comenta-se que André tem grande inveja de Alden, especialmente agora que este é o nome mais cotado para assumir a presidência do PL baiano. Há receio de que sua candidatura concentre os votos bolsonaristas, reduzindo as chances de outros nomes do partido na Bahia.

Nos bastidores, cresce o consenso de que João Roma deve deixar a presidência do PL baiano. O nome que mais ganha força para assumir o comando do partido é o do deputado federal Capitão Alden, que conta até mesmo com o apoio de Jonga Bacelar (João Carlos Bacelar). Entre os deputados do partido, a maioria já se distanciou de Roma. Até mesmo Vitor Azevedo, ex-chefe de gabinete de Roma e atual deputado estadual, e Raimundinho da JR, também deputado estadual, não querem mais sua permanência no comando da legenda.

Diante da pressão interna, o próprio Jair Bolsonaro precisou intervir a pedido de João Roma para tentar apaziguar a situação. No entanto, com exceção de Leandro de Jesus, ninguém mais quer Roma na presidência do PL baiano. O temor de Roma é que, ao perder o cargo de presidente do partido, também veja suas chances de eleição para deputado federal se reduzirem drasticamente. Sem a estrutura partidária, sua baixa força política e falta de carisma podem dificultar sua viabilidade eleitoral para 2026.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Amiga de Lulinha fez 40 visitas a órgãos federais sem registro
Maioria dos encontros com ministérios e o Planalto entre 2023 e 2024 não constou nas agendas oficiais
Lula e Alcolumbre se reúnem após afastamento em encontro do STF
Reaproximação ocorreu na casa de Alexandre de Moraes, com presença de Cristiano Zanin, e durou cerca de duas horas
Advogado de Wagner é apontado como sócio indireto no consignado do Master
Participação ocorre por meio de fundos na PKL One, empresa do cartão Credcesta alvo de investigações da Polícia Federal
Flávio Bolsonaro escolhe Alfredo Gaspar como vice
Chapa do PL fica pura após neutralidade de outras legendas e anúncio ocorre no último dia de convenções
Dupla escolha para o Senado transforma o peso do voto baiano em outubro
Com a renovação de dois terços da Casa, o eleitor da Bahia decide ao mesmo tempo a continuidade e a composição da bancada que representará o estado até 2034
Lula diz que ligará para Trump e pedirá reunião do Conselho de Segurança da ONU
Petista afirma que já fez o mesmo pedido a Putin e Xi Jinping e critica o funcionamento do órgão
Carregando..