PSD pressiona Planalto por Ministério do Turismo após saída de Juscelino Filho

Sigla de Gilberto Kassab articula redistribuição de pastas e mira ampliar espaço na Esplanada; nome de Pedro Paulo (RJ) é cotado
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 10h51
PSD pressiona Planalto por Ministério do Turismo após saída de Juscelino Filho
José Cruz/Agencia Brasil

Com a demissão do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o PSD viu uma oportunidade de ampliar seu espaço no governo Lula. Lideranças do partido procuraram a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) para pleitear um novo ministério — mas não o das Comunicações.

O alvo do PSD é o Ministério do Turismo, atualmente sob comando de Celso Sabino (União Brasil-PA). A legenda propõe um rearranjo ministerial: Sabino seria realocado para a Ciência e Tecnologia, pasta hoje chefiada por Luciana Santos (PCdoB), que por sua vez iria para o Ministério das Mulheres, atualmente sob o comando de Cida Gonçalves (PT). A ministra tem sido alvo de críticas internas.

O PSD deseja indicar um deputado federal da bancada para o Turismo. O mais cotado é o deputado Pedro Paulo (RJ), que chegou a ser cogitado para a Esplanada no início do governo Lula, mas foi vetado por Janja Lula da Silva.

Gleisi prometeu levar o pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retorna de viagem a Honduras, onde participa da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Nos bastidores, o PSD avalia que ganhar um novo ministério pode ajudar o partido a se distanciar da pressão interna para apoiar o projeto de anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, principal pauta dos bolsonaristas na Câmara.

O líder do partido na Casa, Antonio Brito (BA), tenta conter o avanço do apoio à proposta, mas enfrenta resistência, especialmente de deputados do Sul e Sudeste, como o vice-líder Reinhold Stephanes Junior (PR), que já assinou o requerimento de urgência para votação do projeto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Carregando..