PSD pressiona Planalto por Ministério do Turismo após saída de Juscelino Filho

Sigla de Gilberto Kassab articula redistribuição de pastas e mira ampliar espaço na Esplanada; nome de Pedro Paulo (RJ) é cotado
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 10h51
PSD pressiona Planalto por Ministério do Turismo após saída de Juscelino Filho
José Cruz/Agencia Brasil

Com a demissão do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o PSD viu uma oportunidade de ampliar seu espaço no governo Lula. Lideranças do partido procuraram a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) para pleitear um novo ministério — mas não o das Comunicações.

O alvo do PSD é o Ministério do Turismo, atualmente sob comando de Celso Sabino (União Brasil-PA). A legenda propõe um rearranjo ministerial: Sabino seria realocado para a Ciência e Tecnologia, pasta hoje chefiada por Luciana Santos (PCdoB), que por sua vez iria para o Ministério das Mulheres, atualmente sob o comando de Cida Gonçalves (PT). A ministra tem sido alvo de críticas internas.

O PSD deseja indicar um deputado federal da bancada para o Turismo. O mais cotado é o deputado Pedro Paulo (RJ), que chegou a ser cogitado para a Esplanada no início do governo Lula, mas foi vetado por Janja Lula da Silva.

Gleisi prometeu levar o pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retorna de viagem a Honduras, onde participa da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Nos bastidores, o PSD avalia que ganhar um novo ministério pode ajudar o partido a se distanciar da pressão interna para apoiar o projeto de anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, principal pauta dos bolsonaristas na Câmara.

O líder do partido na Casa, Antonio Brito (BA), tenta conter o avanço do apoio à proposta, mas enfrenta resistência, especialmente de deputados do Sul e Sudeste, como o vice-líder Reinhold Stephanes Junior (PR), que já assinou o requerimento de urgência para votação do projeto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governador Jerônimo Rodrigues convida deputado Elmar Nascimento para vice em chapa à sucessão estadual na Bahia
Convite foi formalizado na noite de 27 de março durante encontro no Palácio de Ondina, com a presença do ministro Rui Costa.
Eduardo Bolsonaro diz que mostrará vídeos a Jair Bolsonaro e que ele usará prisão domiciliar para articulações políticas
Ex-deputado federal faz as declarações durante conferência conservadora nos Estados Unidos; Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e está proibido de acessar redes sociais, inclusive por dispositivos de terceiros.
Flávio Bolsonaro afirma que PL da Misoginia foi armadilha do PT
Senador declara que a votação gerou um “circo armado” para uma lei que não defende as mulheres e que pode gerar censura.
Carregando..