Moraes suspende extradição de búlgaro após Espanha negar envio de Oswaldo Eustáquio

Ministro do STF cobra cumprimento da reciprocidade no tratado bilateral; Espanha alegou motivação política em recusa sobre apoiador de Bolsonaro
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 09h35
Moraes suspende extradição de búlgaro após Espanha negar envio de Oswaldo Eustáquio
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta terça-feira (15) o pedido de extradição do cidadão búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, acusado de tráfico internacional de drogas. A decisão é uma resposta à recusa da Justiça da Espanha em extraditar o jornalista Oswaldo Eustáquio.

A suspensão se baseia na falta de reciprocidade, um dos princípios do tratado bilateral de extradição entre Brasil e Espanha, conforme argumentou Moraes. Ele concedeu prazo de 5 dias para que a Embaixada da Espanha no Brasil se manifeste sobre o caso. Caso a cláusula de reciprocidade não seja atendida, o pedido de extradição de Vasilev será indeferido.

Enquanto isso, o STF determinou a prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica para o cidadão búlgaro, que segundo a Espanha, teria transportado 52 kg de cocaína em Barcelona.


Caso Eustáquio: entenda o pano de fundo

O jornalista Oswaldo Eustáquio, de 46 anos, é alvo de dois mandados de prisão do STF, por envolvimento em atos 'antidemocráticos', corrupção de menores e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito.

A Justiça da Espanha negou o pedido de extradição no dia 14 de abril de 2025. O tribunal local entendeu que os crimes atribuídos ao jornalista têm motivação política, uma exceção prevista no artigo 4º do tratado bilateral.

“Não será concedida a extradição quando a infração constituir delito político ou fato conexo.” — Artigo 4, item 1, letra "f", do Tratado de Extradição entre Brasil e Espanha (Decreto 99.340/1990)

Moraes, no entanto, reagiu à decisão suspendendo imediatamente o processo que tramita contra Vasilev no STF, citando que a recusa da Espanha “obsta a continuidade do presente procedimento” por ferir a reciprocidade prevista no acordo internacional.


Análise jurídica

O advogado constitucionalista André Marsiglia, especialista em liberdade de expressão, criticou a decisão de Moraes. Segundo ele, a reciprocidade não se aplica de forma irrestrita, especialmente quando um dos países reconhece o caráter político da acusação.

“A menos que o ministro considere tráfico de drogas um crime político, a decisão de Moraes está errada e quem está descumprindo o tratado é o Brasil”, afirmou Marsiglia.

O jurista destacou ainda que a interpretação de crime político cabe ao país que decide sobre a extradição, e não pode ser contestada por outro Estado soberano.


Linha do tempo: Caso Eustáquio

  • 26-jun-2024 – STF formaliza pedido de extradição à Espanha;
  • 07-out-2024 a 21.ago.2024 – Governo brasileiro detalha acusações;
  • 03-abr-2025 – Audiência na Audiência Nacional da Espanha;
  • 14-abr-2025 – Espanha nega extradição alegando motivação política;
  • 15-abr-2025 – Moraes suspende extradição de Vasilev e exige manifestação da Espanha.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Janja manifesta solidariedade a Michelle e Damares após ataques
Primeira-dama defende que misoginia deve ser combatida em todos os campos ideológicos
Fisiculturista Mailson Araújo, de 35 anos, morre após passar mal em Alagoinhas, na Bahia
Atleta baiano com mais de 30 mil seguidores nas redes publicou treino horas antes de passar mal e não resistir
Governo fecha acordo para barrar anistia a caminhoneiros em MP do Frete
Acordo costurado com o Congresso impede perdão de multas e dívidas antigas; medida provisória segue em tramitação
Alexandre de Moraes proíbe Flávio Bolsonaro de visitar o pai até depois do 1º turno
Ministro do STF suspende visitas por 90 dias; decisão impede encontro antes das eleições de outubro
PRTB lança Leonardo Avalanche como pré-candidato à Presidência
Presidente nacional da legenda retorna com candidatura própria após mais de uma década, em meio a controvérsias envolvendo supostas ligações criminosas e fraudes internas
Quaest aponta Lula à frente de Flávio Bolsonaro em simulação de segundo turno
Presidente aparece com 45% das intenções de voto contra 37% do senador, vantagem de oito pontos; pesquisa capta efeitos de briga familiar bolsonarista e operação contra aliado petista
Carregando..