Acabou a baixaria com dinheiro público: Bruno Reis sanciona lei que proíbe contratação de artistas com músicas de conteúdo sexual

A proposta é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL) e foi aprovada pela Câmara de Salvador no fim de 2024.
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 17h23 - Atualizado: 17.abr.2025 às 17h46
Acabou a baixaria com dinheiro público: Bruno Reis sanciona lei que proíbe contratação de artistas com músicas de conteúdo sexual

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), sancionou uma nova lei que proíbe a contratação de artistas com músicas de conteúdo sexual explícito, apologia ao crime ou incentivo ao uso de drogas em eventos bancados com dinheiro público. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (16) e já está em vigor.

A proposta é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL) e foi aprovada pela Câmara de Salvador no fim de 2024. A nova regra vale para eventos financiados total ou parcialmente com recursos públicos, incluindo convênios, patrocínios e parcerias.

A Secretaria Municipal de Cultura será responsável por avaliar o conteúdo das apresentações e apurar denúncias feitas por qualquer cidadão. A lei prevê punições como retenção do cachê e proibição de contratar com o poder público por até três anos. Se for comprovada a presença de menores no evento, a penalidade pode chegar a quatro anos.

A legislação tem sido comparada à chamada Lei Antibaixaria, criada em 2012, mas com foco ampliado para outros tipos de conteúdo considerados inadequados. A medida reacende o debate sobre o uso de recursos públicos e os limites da liberdade artística em eventos financiados pelo Estado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Temendo derrota no segundo turno, Lula adota pauta conservadora e tenta se isentar de falhas na gestão
Historicamente contrário à redução, Lula passou a defender a responsabilização de adolescentes a partir dos 16 anos apenas para crimes hediondos.
Ofício do DCE da UFBA pede alteração de aulas e avaliações para mobilização contra a direita
O ofício também pede apoio do chamado “corpo docente progressista” e propõe a realização de “Aulas nas Ruas”.
Senado aprova PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz jornada para 40 horas
Texto foi aprovado em dois turnos por 75 votos a 1 e segue para promulgação; transição de 14 meses e garantia de dois dias de descanso semanal sem redução de salário
André Mendonça paralisa julgamento no TSE sobre vídeo de Lula contra Flávio Bolsonaro
Ministro pediu destaque após placar de 4 a 3 no plenário virtual pela derrubada de sua decisão que barrou propaganda sobre o tesouraço
Liminar impede solenidade de entrega de título a Flávio Bolsonaro no Farol da Barra e estabelece multa
A decisão atende parcialmente a uma ação popular ajuizada por Maria Lúcia Andrade da Silva.
Eduardo Bolsonaro diz que Leandro de Jesus teria cargo em governo Flávio
Leandro disputou deputado federal em 2026 e terminou como suplente, com 91.368 votos
Carregando..