Ministro defende atuação internacional de Janja: “Vai fazer a agenda que quiser”

Wellington Dias afirma que primeira-dama representará o Brasil sempre que for convidada ou desejar; oposição critica gastos com viagens e falta de estrutura oficial
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 08h30
Ministro defende atuação internacional de Janja: “Vai fazer a agenda que quiser”
Lula Marques/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, saiu em defesa da atuação da primeira-dama Janja Lula da Silva em eventos internacionais, afirmando que ela continuará representando o Brasil sempre que for convidada, designada ou quiser. A declaração foi dada em entrevista ao Poder360, nesta segunda-feira (14).

“A gente ainda tem um mundo muito machista. E quem é Janja Lula da Silva? Uma pessoa formada, socióloga, já trabalhou no batente de um centro de referência em assistência social. Então, como o próprio presidente diz, ela vai ser o que quiser ser. Ela vai fazer a agenda que quiser porque todas as mulheres devem ter essa liberdade de total autonomia”, afirmou o ministro.

Janja tem marcado presença em compromissos internacionais, como a 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fida, realizada em fevereiro, em Roma. Ela foi convidada oficialmente pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, vinculado à ONU, e viajou ao lado de Wellington Dias. A missão, segundo divulgado, custou ao menos R$ 260 mil aos cofres públicos.

Em resposta às críticas da oposição sobre os custos das viagens e a ausência de um gabinete oficial da primeira-dama, o ministro citou o legado da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Quantas vezes ela representou o Brasil em fóruns internacionais”, lembrou.

Uma das viagens que mais gerou controvérsia foi a ida de Janja ao Japão, em março. Ela chegou uma semana antes do presidente Lula, sem anúncio oficial. A equipe justificou a antecipação como forma de economizar passagens aéreas, negando qualquer irregularidade ou falta de transparência.

O presidente Lula também saiu em defesa da esposa. Em declaração feita no fim de março, ele classificou as críticas como “molecagem”, “fake news” e “irresponsabilidade”. “Ela vai estar onde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser”, disse o chefe do Executivo.

A atuação de Janja em temas como meio ambiente, agricultura familiar e desenvolvimento social tem gerado debates sobre o papel das primeiras-damas no governo federal e os limites – formais ou simbólicos – de sua influência na política externa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Carregando..