Ministro defende atuação internacional de Janja: “Vai fazer a agenda que quiser”

Wellington Dias afirma que primeira-dama representará o Brasil sempre que for convidada ou desejar; oposição critica gastos com viagens e falta de estrutura oficial
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 08h30
Ministro defende atuação internacional de Janja: “Vai fazer a agenda que quiser”
Lula Marques/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, saiu em defesa da atuação da primeira-dama Janja Lula da Silva em eventos internacionais, afirmando que ela continuará representando o Brasil sempre que for convidada, designada ou quiser. A declaração foi dada em entrevista ao Poder360, nesta segunda-feira (14).

“A gente ainda tem um mundo muito machista. E quem é Janja Lula da Silva? Uma pessoa formada, socióloga, já trabalhou no batente de um centro de referência em assistência social. Então, como o próprio presidente diz, ela vai ser o que quiser ser. Ela vai fazer a agenda que quiser porque todas as mulheres devem ter essa liberdade de total autonomia”, afirmou o ministro.

Janja tem marcado presença em compromissos internacionais, como a 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fida, realizada em fevereiro, em Roma. Ela foi convidada oficialmente pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, vinculado à ONU, e viajou ao lado de Wellington Dias. A missão, segundo divulgado, custou ao menos R$ 260 mil aos cofres públicos.

Em resposta às críticas da oposição sobre os custos das viagens e a ausência de um gabinete oficial da primeira-dama, o ministro citou o legado da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Quantas vezes ela representou o Brasil em fóruns internacionais”, lembrou.

Uma das viagens que mais gerou controvérsia foi a ida de Janja ao Japão, em março. Ela chegou uma semana antes do presidente Lula, sem anúncio oficial. A equipe justificou a antecipação como forma de economizar passagens aéreas, negando qualquer irregularidade ou falta de transparência.

O presidente Lula também saiu em defesa da esposa. Em declaração feita no fim de março, ele classificou as críticas como “molecagem”, “fake news” e “irresponsabilidade”. “Ela vai estar onde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser”, disse o chefe do Executivo.

A atuação de Janja em temas como meio ambiente, agricultura familiar e desenvolvimento social tem gerado debates sobre o papel das primeiras-damas no governo federal e os limites – formais ou simbólicos – de sua influência na política externa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fracasso: Flávio visita Bahia Farm Show, mas passagem por Luís Eduardo Magalhães gera avaliação negativa entre aliados do Centrão
De acordo com relatos de lideranças centristas que acompanharam o evento, a presença de Flávio não empolgou o público principal da feira: os produtores rurais
Justiça limita acesso de deputados a áreas restritas de hospitais baianos
Decisão do TJ-BA obriga parlamentares a seguirem protocolos da Sesab em unidades estaduais, atendendo ação do governo Jerônimo Rodrigues
Vorcaro isenta Moraes em nova proposta de delação
Ex-banqueiro sustenta que pagamentos ao escritório da esposa do ministro foram por serviços regulares e nega contrapartidas
Jerônimo nega atrasos na ponte Salvador-Itaparica
Governador afirma que prazos estão sendo cumpridos e ironiza críticas da oposição
Flávio Bolsonaro participa de feira agropecuária na Bahia
Pré-candidato do PL critica tributação federal e busca diálogo com o agronegócio baiano
CCJ aprova redução da maioridade penal para 16 anos em crimes graves
Comissão da Câmara dá aval à PEC que altera a Constituição, mas texto ainda precisa de análise de mérito e votações em plenário
Carregando..