Insegurança de ACM Neto em 2026 expõe racha na oposição e rejeição ao nome de João Roma

Segundo fontes, o próprio João Roma tem consciência de que, caso disputasse o governo, a derrota para o PT seria quase certa
Por: Brado Jornal 18.abr.2025 às 09h06
Insegurança de ACM Neto em 2026 expõe racha na oposição e rejeição ao nome de João Roma

A indefinição de ACM Neto sobre sua candidatura ao governo da Bahia em 2026 tem provocado turbulência nos bastidores da oposição. Diante da hesitação do ex-prefeito de Salvador, motivada por pesquisas internas que indicam fragilidade entre prefeitos, o presidente do PL na Bahia, João Roma, se ofereceu como alternativa para disputar o cargo.

A proposta, no entanto, foi rechaçada de forma unânime pelo grupo político de Neto. Aliados classificaram Roma como um nome sem confiabilidade e com baixa capacidade de articulação, o que poderia resultar, segundo um interlocutor, em uma “derrota ainda mais vexatória” para a oposição.

Segundo fontes, o próprio João Roma tem consciência de que, caso disputasse o governo, a derrota para o PT seria quase certa. No entanto, sua estratégia seria utilizar a visibilidade de uma candidatura majoritária para fortalecer seu grupo político, ampliar a bancada de deputados do PL e consolidar influência dentro da direita baiana.

Mesmo assim, a rejeição foi total. Nenhum deputado da base oposicionista aceitou a ideia, e os aliados de ACM Neto já começaram a discutir alternativas reais. O nome mais citado como possível substituto é o do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, que tem a confiança do grupo e capital político consolidado na capital. Outros nomes ventilados como plano B são os de Paulo Azi, Paulo Souto e Zé Ronaldo, todos considerados mais viáveis que Roma.

Apesar do atual desgaste do PT na Bahia — com os piores índices de aprovação do partido em quase 20 anos — o verdadeiro temor da oposição é a força do governador Jerônimo Rodrigues no interior, especialmente sua articulação com prefeitos, fator que pode ser decisivo para uma nova vitória petista em 2026.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eleições 2026: Brado transmite programa especial ao vivo até o fim da apuração; coloque na sua agenda
O especial marca a reta final do primeiro turno das eleições de 2026, com a equipe reunida para acompanhar, em tempo real, o desfecho das urnas até o fim da apuração.
Quem é Renato Battista, o candidato de Renan Santos à Assembleia de São Paulo
Fundador do MBL e responsável pelas propostas de segurança pública do Livro Amarelo, ele repete no interior paulista o método de denúncia que o presidenciável da Missão levou ao país
Cármen Lúcia decide se Renan debate
Relatora no STF analisa recurso do Missão depois que o TSE barrou a inclusão no encontro da Globo desta quinta
Presidente do TSE, Nunes Marques, discursa em rede na véspera do 1º turno
Pronunciamento ocorre neste sábado (3), um dia antes da votação, e será transmitido pela rede nacional de rádio e TV
Nunes Marques e Cármen Lúcia negam pedido de Renan Santos para o debate da Globo
Presidente do TSE diz que o convite é critério exclusivo da emissora; ministra entende que a ADPF não é a via adequada
Lula e Flávio fecham a campanha em São Paulo com caminhada e carreata
O petista sobe a Paulista no sábado, com Haddad, Marina e Tebet. O candidato do PL sai de Santa Bárbara d’Oeste com Tarcísio
Carregando..