Insegurança de ACM Neto em 2026 expõe racha na oposição e rejeição ao nome de João Roma

Segundo fontes, o próprio João Roma tem consciência de que, caso disputasse o governo, a derrota para o PT seria quase certa
Por: Brado Jornal 18.abr.2025 às 09h06
Insegurança de ACM Neto em 2026 expõe racha na oposição e rejeição ao nome de João Roma

A indefinição de ACM Neto sobre sua candidatura ao governo da Bahia em 2026 tem provocado turbulência nos bastidores da oposição. Diante da hesitação do ex-prefeito de Salvador, motivada por pesquisas internas que indicam fragilidade entre prefeitos, o presidente do PL na Bahia, João Roma, se ofereceu como alternativa para disputar o cargo.

A proposta, no entanto, foi rechaçada de forma unânime pelo grupo político de Neto. Aliados classificaram Roma como um nome sem confiabilidade e com baixa capacidade de articulação, o que poderia resultar, segundo um interlocutor, em uma “derrota ainda mais vexatória” para a oposição.

Segundo fontes, o próprio João Roma tem consciência de que, caso disputasse o governo, a derrota para o PT seria quase certa. No entanto, sua estratégia seria utilizar a visibilidade de uma candidatura majoritária para fortalecer seu grupo político, ampliar a bancada de deputados do PL e consolidar influência dentro da direita baiana.

Mesmo assim, a rejeição foi total. Nenhum deputado da base oposicionista aceitou a ideia, e os aliados de ACM Neto já começaram a discutir alternativas reais. O nome mais citado como possível substituto é o do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, que tem a confiança do grupo e capital político consolidado na capital. Outros nomes ventilados como plano B são os de Paulo Azi, Paulo Souto e Zé Ronaldo, todos considerados mais viáveis que Roma.

Apesar do atual desgaste do PT na Bahia — com os piores índices de aprovação do partido em quase 20 anos — o verdadeiro temor da oposição é a força do governador Jerônimo Rodrigues no interior, especialmente sua articulação com prefeitos, fator que pode ser decisivo para uma nova vitória petista em 2026.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rui Costa anuncia veto a R$ 11 bilhões em emendas parlamentares do Orçamento de 2026
As declarações ocorreram após cerimônia no Palácio do Planalto que lembrou os três anos dos atos de 8 de janeiro de 2023
Michelle Bolsonaro relata momento de intenso sofrimento do ex-presidente no hospital
Ex-primeira-dama descreve Jair Bolsonaro desorientado e com dores intensas após queda na cela, criticando atraso no socorro médico
Sheila Lemos nomeia parentes em cargos-chave na prefeitura
Movimentações visam preparar sucessão para 2028
Capitão Alden critica evento de Lula sobre 8 de janeiro
Deputado vê ato como político e acusa uso do episódio para justificar excessos
Presidente Lula sanciona Código de Defesa do Contribuinte com vetos a benefícios fiscais
Nova legislação equilibra direitos do pagador de impostos e punições mais duras contra inadimplentes recorrentes
Lula veta integralmente projeto de lei da dosimetria
O veto presidencial agora será avaliado pelo Congresso Nacional, que decidirá em sessão conjunta se mantém ou derruba a decisão.
Carregando..