Insegurança de ACM Neto em 2026 expõe racha na oposição e rejeição ao nome de João Roma

Segundo fontes, o próprio João Roma tem consciência de que, caso disputasse o governo, a derrota para o PT seria quase certa
Por: Brado Jornal 18.abr.2025 às 09h06
Insegurança de ACM Neto em 2026 expõe racha na oposição e rejeição ao nome de João Roma

A indefinição de ACM Neto sobre sua candidatura ao governo da Bahia em 2026 tem provocado turbulência nos bastidores da oposição. Diante da hesitação do ex-prefeito de Salvador, motivada por pesquisas internas que indicam fragilidade entre prefeitos, o presidente do PL na Bahia, João Roma, se ofereceu como alternativa para disputar o cargo.

A proposta, no entanto, foi rechaçada de forma unânime pelo grupo político de Neto. Aliados classificaram Roma como um nome sem confiabilidade e com baixa capacidade de articulação, o que poderia resultar, segundo um interlocutor, em uma “derrota ainda mais vexatória” para a oposição.

Segundo fontes, o próprio João Roma tem consciência de que, caso disputasse o governo, a derrota para o PT seria quase certa. No entanto, sua estratégia seria utilizar a visibilidade de uma candidatura majoritária para fortalecer seu grupo político, ampliar a bancada de deputados do PL e consolidar influência dentro da direita baiana.

Mesmo assim, a rejeição foi total. Nenhum deputado da base oposicionista aceitou a ideia, e os aliados de ACM Neto já começaram a discutir alternativas reais. O nome mais citado como possível substituto é o do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, que tem a confiança do grupo e capital político consolidado na capital. Outros nomes ventilados como plano B são os de Paulo Azi, Paulo Souto e Zé Ronaldo, todos considerados mais viáveis que Roma.

Apesar do atual desgaste do PT na Bahia — com os piores índices de aprovação do partido em quase 20 anos — o verdadeiro temor da oposição é a força do governador Jerônimo Rodrigues no interior, especialmente sua articulação com prefeitos, fator que pode ser decisivo para uma nova vitória petista em 2026.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto e Jerônimo Rodrigues aparecem lado a lado na disputa pelo governo da Bahia
Pesquisa aponta cenário acirrado para 2026, com margem de erro de dois pontos percentuais
Flávio Dino manda Andrei Rodrigues voltar ao comando da Polícia Federal
Ministro do STF reverte o afastamento determinado por André Mendonça e diz que decisão em causa própria não pode paralisar o trabalho policial
Ministros do STF veem Fachin sem urgência diante da crise
Guerra de liminares entre André Mendonça e Flávio Dino sobre Andrei Rodrigues amplia o racha; presidente da Corte cancela sessão e pede cautela
PF manda ouvir Galípolo, Campos Neto e André Esteves no caso Master
Intimações de 3 de agosto pedem depoimento como testemunhas sobre a fiscalização do banco de Daniel Vorcaro; defesa de Campos Neto diz que ainda não foi notificada
Dino reintegra Andrei Rodrigues e Leandro Almada na PF
Ministro do STF afirma que afastamento cabe somente ao plenário e anula ato de Mendonça referendado pela Segunda Turma
Roma encosta em Wagner na disputa ao Senado na Bahia
João Roma sobe dois pontos e fica tecnicamente empatado com Jaques Wagner; Rui Costa amplia a liderança
Carregando..