Insegurança de ACM Neto em 2026 expõe racha na oposição e rejeição ao nome de João Roma

Segundo fontes, o próprio João Roma tem consciência de que, caso disputasse o governo, a derrota para o PT seria quase certa
Por: Brado Jornal 18.abr.2025 às 09h06
Insegurança de ACM Neto em 2026 expõe racha na oposição e rejeição ao nome de João Roma

A indefinição de ACM Neto sobre sua candidatura ao governo da Bahia em 2026 tem provocado turbulência nos bastidores da oposição. Diante da hesitação do ex-prefeito de Salvador, motivada por pesquisas internas que indicam fragilidade entre prefeitos, o presidente do PL na Bahia, João Roma, se ofereceu como alternativa para disputar o cargo.

A proposta, no entanto, foi rechaçada de forma unânime pelo grupo político de Neto. Aliados classificaram Roma como um nome sem confiabilidade e com baixa capacidade de articulação, o que poderia resultar, segundo um interlocutor, em uma “derrota ainda mais vexatória” para a oposição.

Segundo fontes, o próprio João Roma tem consciência de que, caso disputasse o governo, a derrota para o PT seria quase certa. No entanto, sua estratégia seria utilizar a visibilidade de uma candidatura majoritária para fortalecer seu grupo político, ampliar a bancada de deputados do PL e consolidar influência dentro da direita baiana.

Mesmo assim, a rejeição foi total. Nenhum deputado da base oposicionista aceitou a ideia, e os aliados de ACM Neto já começaram a discutir alternativas reais. O nome mais citado como possível substituto é o do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, que tem a confiança do grupo e capital político consolidado na capital. Outros nomes ventilados como plano B são os de Paulo Azi, Paulo Souto e Zé Ronaldo, todos considerados mais viáveis que Roma.

Apesar do atual desgaste do PT na Bahia — com os piores índices de aprovação do partido em quase 20 anos — o verdadeiro temor da oposição é a força do governador Jerônimo Rodrigues no interior, especialmente sua articulação com prefeitos, fator que pode ser decisivo para uma nova vitória petista em 2026.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Advocacia de Bolsonaro questiona votos no STF, mas afirma que acatará o veredicto final
Julgamento avança com placar desfavorável ao ex-presidente na Primeira Turma
Carlos Lupi afirma que Lula não foi alertado sobre irregularidades no INSS
Ex-ministro da Previdência relata que discussões com o presidente se restringiam a temas amplos; detalhes do caso só emergiram com ação policial
Voto de Moraes no STF pede condenação de Bolsonaro e sete réus por tentativa de golpe
Moraes destacou Bolsonaro como o principal articulador de uma organização criminosa que, entre julho de 2021 e 8 de janeiro de 2023, planejou desestabilizar os Poderes Constituídos
Senador Otto Alencar descarta anistia irrestrita e defende punição a ataques contra democracia
Presidente da CCJ do Senado critica proposta em tramitação na Câmara e reforça compromisso com a justiça
Juventude baiana e vereadores em foco para 2026
Mapeamento estratégico e ambições políticas
Copa do Nordeste terá reformulação em 2026, anuncia dirigente da CBF
Nova fórmula será definida por comissão; Bahia celebra pentacampeonato
Carregando..