Erika Hilton rebate críticas sobre cabelo e tom de pele e processa narrador da Band

A parlamentar também abordou o uso de laces, uma espécie de peruca com acabamento mais natural:
Por: Brado Jornal 26.abr.2025 às 19h11
Erika Hilton rebate críticas sobre cabelo e tom de pele e processa narrador da Band

A deputada Erika Hilton (Psol-SP) se manifestou em vídeo para rebater críticas que recebe por exibir cabelos lisos e por, em algumas imagens, parecer ter a pele mais clara do que realmente tem.


No vídeo — originalmente publicado em 15 de março de 2025 no Instagram por Carlos Cirqueira, especialista em próteses capilares para mulheres que sofreram queda de cabelo — Erika desabafa: “Eles tiveram a audácia de afirmar que eu estava clareando minha pele. Meu amor, que absurdo! Meu tom de pele sempre foi o mesmo. A diferença é que hoje tenho condições de tirar fotos com flash. A luz do flash ilumina e causa essa impressão de clareamento. Antigamente, a iluminação era ruim”, explica.


A parlamentar também abordou o uso de laces, uma espécie de peruca com acabamento mais natural: “Uso lace porque reconheço a liberdade de ser quem eu quiser. Sempre serei uma mulher negra, com cabelo cacheado, loiro, crespo ou usando lace.”


Processo contra narrador da Band


Erika Hilton está movendo uma ação judicial contra Sérgio Maurício, narrador da Band, que em fevereiro usou sua conta na rede X para chamá-la de "fake news humana". A publicação respondia a comentários que acusavam Erika de "clarear a pele" e "alisar o cabelo" enquanto se dizia orgulhosa de suas raízes negras.


Confira trechos da fala de Erika Hilton:


“Uso lace porque eu sei das infinitas possibilidades de me apresentar como eu quiser. Sempre serei uma mulher negra, seja de lace, com cabelo crespo, cacheado ou loiro.


“Tiveram a audácia de dizer que eu estava clareando minha pele. Que absurdo! Sempre mantive o mesmo tom de pele. A diferença é que hoje, graças à minha trajetória e luta, posso fazer fotos com boa iluminação e flash, o que naturalmente cria um efeito de luz sobre a pele. Antigamente, as condições de luz eram precárias, e eu também estava em uma situação de muito sofrimento.


“Hoje eu me empodero. Uso a luz, uso a lace, e celebro minha beleza de todas as formas. Muitas mulheres negras enfrentam problemas como alopecia por tração ou quedas causadas por químicas — essa é uma realidade nossa.


“No vídeo, eu comento sobre o alisamento capilar não como uma rejeição à negritude, mas como uma forma de me libertar e me embelezar da maneira que eu desejar. A beleza da mulher negra está justamente nessa liberdade. E aqueles que tentam atacar isso — gente feia, amarga e ignorante — vão ter que aceitar."



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Duda Sanches será candidato a deputado federal e herda projeto político do pai
Vereador de Salvador recebe apoio de lideranças para manter legado familiar após morte de Alan Sanches
Girão pede ao MP do Paraná investigação de mini cassino em resort ligado à família de Toffoli
Senador Eduardo Girão solicita apuração sobre suposto funcionamento irregular de jogos de azar, incluindo caça-níqueis e mesas de Black Jack, no Resort Tayayá, com indícios de acesso irrestrito e possível violação da lei
Ronaldo Caiado anuncia filiação ao PSD ao lado de Eduardo Leite e Ratinho Junior
Governador de Goiás deixa o União Brasil e oficializa entrada no PSD em evento com outros pré-candidatos presidenciais, fortalecendo articulação da direita moderada para 2026
Crise no IBGE: principais diretores saem um mês antes da divulgação do PIB de 2025
Saídas em massa na cúpula do instituto ocorrem em meio a tensões internas e externas, com demissões e renúncias que levantam dúvidas sobre a independência técnica e a credibilidade dos dados econômicos do país
Nikolas Ferreira convoca atos contra Lula e Moraes
Deputado do PL usa redes sociais para defender novas manifestações após encerrar caminhada de protesto
Pacote de bondades injeta R$ 88 bilhões na economia em ano eleitoral
Medidas do governo federal, incluindo antecipação de benefícios sociais e aumento de gastos públicos, devem impulsionar consumo e aquecer a atividade econômica ao longo de 2026, segundo analistas
Carregando..