Erika Hilton rebate críticas sobre cabelo e tom de pele e processa narrador da Band

A parlamentar também abordou o uso de laces, uma espécie de peruca com acabamento mais natural:
Por: Brado Jornal 26.abr.2025 às 19h11
Erika Hilton rebate críticas sobre cabelo e tom de pele e processa narrador da Band

A deputada Erika Hilton (Psol-SP) se manifestou em vídeo para rebater críticas que recebe por exibir cabelos lisos e por, em algumas imagens, parecer ter a pele mais clara do que realmente tem.


No vídeo — originalmente publicado em 15 de março de 2025 no Instagram por Carlos Cirqueira, especialista em próteses capilares para mulheres que sofreram queda de cabelo — Erika desabafa: “Eles tiveram a audácia de afirmar que eu estava clareando minha pele. Meu amor, que absurdo! Meu tom de pele sempre foi o mesmo. A diferença é que hoje tenho condições de tirar fotos com flash. A luz do flash ilumina e causa essa impressão de clareamento. Antigamente, a iluminação era ruim”, explica.


A parlamentar também abordou o uso de laces, uma espécie de peruca com acabamento mais natural: “Uso lace porque reconheço a liberdade de ser quem eu quiser. Sempre serei uma mulher negra, com cabelo cacheado, loiro, crespo ou usando lace.”


Processo contra narrador da Band


Erika Hilton está movendo uma ação judicial contra Sérgio Maurício, narrador da Band, que em fevereiro usou sua conta na rede X para chamá-la de "fake news humana". A publicação respondia a comentários que acusavam Erika de "clarear a pele" e "alisar o cabelo" enquanto se dizia orgulhosa de suas raízes negras.


Confira trechos da fala de Erika Hilton:


“Uso lace porque eu sei das infinitas possibilidades de me apresentar como eu quiser. Sempre serei uma mulher negra, seja de lace, com cabelo crespo, cacheado ou loiro.


“Tiveram a audácia de dizer que eu estava clareando minha pele. Que absurdo! Sempre mantive o mesmo tom de pele. A diferença é que hoje, graças à minha trajetória e luta, posso fazer fotos com boa iluminação e flash, o que naturalmente cria um efeito de luz sobre a pele. Antigamente, as condições de luz eram precárias, e eu também estava em uma situação de muito sofrimento.


“Hoje eu me empodero. Uso a luz, uso a lace, e celebro minha beleza de todas as formas. Muitas mulheres negras enfrentam problemas como alopecia por tração ou quedas causadas por químicas — essa é uma realidade nossa.


“No vídeo, eu comento sobre o alisamento capilar não como uma rejeição à negritude, mas como uma forma de me libertar e me embelezar da maneira que eu desejar. A beleza da mulher negra está justamente nessa liberdade. E aqueles que tentam atacar isso — gente feia, amarga e ignorante — vão ter que aceitar."



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF cria filtro para evitar que pedidos caiam em ministro específico
Fachin exige análise técnica e da Presidência antes de vincular petição a processo já aberto. A regra vem depois da guerra de liminares
Presidente do TSE, Nunes Marques, discursa em rede na véspera do 1º turno
Pronunciamento ocorre neste sábado (3), um dia antes da votação, e será transmitido pela rede nacional de rádio e TV
Associações repudiam Justiça por debate da Globo
Nota conjunta diz que intimações sem base legal forçaram o cancelamento do último encontro do primeiro turno
Quem é Renato Battista, o candidato de Renan Santos à Assembleia de São Paulo
Fundador do MBL e responsável pelas propostas de segurança pública do Livro Amarelo, ele repete no interior paulista o método de denúncia que o presidenciável da Missão levou ao país
Nove estados restringem álcool no domingo
Tribunais regionais definem, cada um, se haverá bloqueio de venda e consumo no primeiro turno deste domingo (4)
Em protesto contra o STF, Cury estuda pedir adiamento das eleições
O candidato do Avante criticou a exclusão do debate da Globo e chamou Lula de “pai dos ricos”. A sigla fez um minuto de silêncio de preto
Carregando..