Erika Hilton rebate críticas sobre cabelo e tom de pele e processa narrador da Band

A parlamentar também abordou o uso de laces, uma espécie de peruca com acabamento mais natural:
Por: Brado Jornal 26.abr.2025 às 19h11
Erika Hilton rebate críticas sobre cabelo e tom de pele e processa narrador da Band

A deputada Erika Hilton (Psol-SP) se manifestou em vídeo para rebater críticas que recebe por exibir cabelos lisos e por, em algumas imagens, parecer ter a pele mais clara do que realmente tem.


No vídeo — originalmente publicado em 15 de março de 2025 no Instagram por Carlos Cirqueira, especialista em próteses capilares para mulheres que sofreram queda de cabelo — Erika desabafa: “Eles tiveram a audácia de afirmar que eu estava clareando minha pele. Meu amor, que absurdo! Meu tom de pele sempre foi o mesmo. A diferença é que hoje tenho condições de tirar fotos com flash. A luz do flash ilumina e causa essa impressão de clareamento. Antigamente, a iluminação era ruim”, explica.


A parlamentar também abordou o uso de laces, uma espécie de peruca com acabamento mais natural: “Uso lace porque reconheço a liberdade de ser quem eu quiser. Sempre serei uma mulher negra, com cabelo cacheado, loiro, crespo ou usando lace.”


Processo contra narrador da Band


Erika Hilton está movendo uma ação judicial contra Sérgio Maurício, narrador da Band, que em fevereiro usou sua conta na rede X para chamá-la de "fake news humana". A publicação respondia a comentários que acusavam Erika de "clarear a pele" e "alisar o cabelo" enquanto se dizia orgulhosa de suas raízes negras.


Confira trechos da fala de Erika Hilton:


“Uso lace porque eu sei das infinitas possibilidades de me apresentar como eu quiser. Sempre serei uma mulher negra, seja de lace, com cabelo crespo, cacheado ou loiro.


“Tiveram a audácia de dizer que eu estava clareando minha pele. Que absurdo! Sempre mantive o mesmo tom de pele. A diferença é que hoje, graças à minha trajetória e luta, posso fazer fotos com boa iluminação e flash, o que naturalmente cria um efeito de luz sobre a pele. Antigamente, as condições de luz eram precárias, e eu também estava em uma situação de muito sofrimento.


“Hoje eu me empodero. Uso a luz, uso a lace, e celebro minha beleza de todas as formas. Muitas mulheres negras enfrentam problemas como alopecia por tração ou quedas causadas por químicas — essa é uma realidade nossa.


“No vídeo, eu comento sobre o alisamento capilar não como uma rejeição à negritude, mas como uma forma de me libertar e me embelezar da maneira que eu desejar. A beleza da mulher negra está justamente nessa liberdade. E aqueles que tentam atacar isso — gente feia, amarga e ignorante — vão ter que aceitar."



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle Bolsonaro evita crise de Flávio e prioriza marido
Ex-primeira-dama diz que não se envolve na polêmica do senador e foca nos cuidados com Jair Bolsonaro
Moraes determina providências para extradição de Carla Zambelli
Ministro do STF ordena que órgãos do governo agilizem o retorno da ex-deputada bolsonarista, presa na Itália após condenação por invasão ao CNJ
Tucanos avaliam Aécio Neves como opção presidencial em meio a crise bolsonarista
Dirigentes do PSDB e aliados buscam alternativa de centro-direita após enfraquecimento da candidatura de Flávio Bolsonaro e desistência de nomes como Ciro Gomes
Deputados baianos recuam e retiram apoio a emenda que adia fim da escala 6x1
Diante da forte reação negativa, parlamentares da Bahia pedem a retirada de suas assinaturas da proposta que prorrogava por dez anos o fim da jornada 6x1 no país
PF investiga repasse de Flávio Bolsonaro a entidade suspeita de esquema dos Brazão
Polícia Federal apura emenda de R$ 199 mil destinada a ONG no Rio, intermediada por policial condenado no caso Marielle, em meio a suspeitas de desvio de verbas públicas
Ator José Trassi, que interpreta personagem inspirado em Adélio Bispo no filme “Dark Horse”, segue Lula, Erika Hilton e perfis críticos a Bolsonaro no Instagram
José Trassi vive o agressor de Jair Bolsonaro na produção cinematográfica; suas redes sociais chamaram atenção após divulgação de perfis seguidos
Carregando..