Deputado Capitão Alden propõe CPI para investigar contratos do Consórcio Nordeste

Se aprovada, a CPI terá 26 titulares e 26 suplentes, com 120 dias iniciais para concluir as investigações
Por: Brado Jornal 07.mai.2025 às 14h51
Deputado Capitão Alden propõe CPI para investigar contratos do Consórcio Nordeste

O vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, Capitão Alden (PL-BA), apresentou um requerimento para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar contratos do Consórcio Nordeste firmados na pandemia de Covid-19. A proposta visa esclarecer a aquisição de ventiladores pulmonares, comprados pelo governo da Bahia, sob a gestão de Rui Costa (PT), com recursos públicos, mas nunca entregues. Se aprovada, a CPI terá 26 titulares e 26 suplentes, com 120 dias iniciais para concluir as investigações, custeadas pela Câmara.

No documento, Alden aponta indícios de irregularidades, como pagamentos adiantados por equipamentos não fornecidos e contratos com empresas que ofereciam produtos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Houve contratos que geraram danos aos cofres públicos, com bens pagos e não entregues. Além disso, há suspeitas de aquisição de equipamentos médicos sem cumprir a legislação”, declarou o deputado, destacando a necessidade de fiscalização pelo Legislativo.

Na última semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, por 5 votos a 2, arquivar uma ação contra Rui Costa, atual ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, relacionada à compra de 300 respiradores não entregues, em um contrato de R$ 48,7 milhões assinado em 2020.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Procuradoria-Geral da República defende prisão domiciliar humanitária para Augusto Heleno
PGR considera idade avançada e Alzheimer do general suficientes para flexibilizar regime fechado
STJ rejeita habeas corpus e mantém banqueiro Augusto Lima preso
Decisão monocrática de Herman Benjamin impede análise do mérito por causa da Súmula 691
Lula sugere redução de jornada e isenção de IR sobre bônus
Em evento de sanção da reforma tributária, presidente critica regras antigas da CLT e defende atualizações para o contexto digital
João Roma, Guga Lima e Ronaldo Vieira Bento: entenda o relacionamento de políticos com os banqueiros dos Bancos Master e Pleno
O elo institucional mais direto aparece na diretoria do Banco Pleno, de propriedade de Augusto Lima. Um dos diretores é Ronaldo Vieira Bento, ex-ministro e aliado de Roma.
Alcolumbre mantém pressão e governo busca formas de postergar sabatina de Jorge Messias no Senado
Tempo adicional é visto como crucial para indicado de Lula evitar rejeição expressiva na Casa
Cármen Lúcia explica negativa a novos habeas corpus em favor de Bolsonaro
Ministra destaca que recursos repetitivos não mudam decisões já tomadas pelo STF
Carregando..