ACM Neto critica violência no Baixo Sul e aponta falhas na segurança da Bahia

Ex-prefeito culpa gestão de Jerônimo Rodrigues por avanço do crime organizado
Por: Brado Jornal 14.jul.2025 às 09h05
ACM Neto critica violência no Baixo Sul e aponta falhas na segurança da Bahia
Crédito: Divulgação
O vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, denunciou em um vídeo publicado nas redes sociais no domingo (13.jul.2025) a onda de violência que atingiu as cidades de Cairu e Camamu, no Baixo Sul da Bahia, durante o fim de semana. Ele descreveu o período como um “período de terror” e atribuiu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a responsabilidade pela deterioração da segurança pública no estado.

“Esse foi um final de semana de terror no Baixo Sul da Bahia. Cidades que antes eram sinônimo de paz e tranquilidade viraram palco da ação dos criminosos das facções”, afirmou Neto, destacando os ataques simultâneos que assustaram os moradores. Em Cairu, criminosos armados com fuzis e submetralhadoras realizaram um tiroteio com mais de 300 disparos, segundo relatos locais. “Inclusive, muitos comércios foram fechados, muitas atividades foram paralisadas pelo medo das pessoas. Em Cairu, uma madrugada com mais de 300 tiros, tiroteio pra todo lado”, relatou.

Em Camamu, uma facção criminosa atacou a base da Polícia Militar e a casa do comandante local da PM, intensificando o clima de insegurança. Neto criticou a vulnerabilidade das forças de segurança: “Enquanto o crime organizado toca o terror, enquanto as facções estão cada vez mais armadas e organizadas, a polícia se torna vítima do banditismo no estado da Bahia. Isso é lamentável.”

O ex-prefeito apontou deficiências estruturais no interior do estado: “A gente que anda pelo interior sabe. Condições hoje de trabalho da polícia: muitos lugares sem delegacia, muitos lugares sem viatura, outros com viatura que não rodam porque não tem combustível. É uma vergonha.” Ele também questionou a atuação do governador: “Cadê o governador Jerônimo Rodrigues? O que é que ele está fazendo? Qual é a reação que ele pretende ter?”

Neto concluiu cobrando mudanças na gestão estadual: “Não é possível que se repita o que aconteceu nesse último final de semana em Camamu e em Cairu. E pra isso, a gente tem que dizer que chega: 20 anos de PT no poder e a violência só fez escalar na Bahia. É hora de mudar. Mas a gente só vai mudar isso mudando o governador do nosso estado.”


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação da PF atinge senador Weverton Rocha e número 2 da Previdência em investigação sobre fraudes no INSS
Nova fase da Operação Sem Desconto cumpre mandados em vários estados
Senado deve rejeitar integralmente o PL da Dosimetria, defende Alessandro Vieira
Relator do PL Antifacção considera insuficientes emendas ao texto vindo da Câmara e alerta para riscos de impunidade em crimes graves
Senador Amin aceita emenda para limitar benefícios do PL da Dosimetria aos condenados do 8 de janeiro
Relator ajusta projeto para esclarecer aplicação exclusiva aos atos de 2023 e evitar extensão a outros crimes
Tiago Correia defende dupla João Roma e Angelo Coronel para o Senado
Líder da oposição na ALBA aponta chapa ideal para fortalecer ACM Neto em 2026
Senado aprova projeto que alivia punições para condenados pelos atos do 8 de janeiro e favorece Bolsonaro
A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários, configurando um triunfo para aliados bolsonaristas e um revés para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pesquisa Quaest indica Flávio Bolsonaro como principal nome da direita para 2026
Senador do PL supera rivais conservadores em simulações, mas Lula mantém liderança em todos os cenários
Carregando..