O vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, lidera as intenções de voto para o governo da Bahia com 21,4% no cenário espontâneo, conforme pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias, publicada nesta quarta-feira (30).
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, ACM Neto aparece à frente, seguido pelo atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), com 11,4%. Outros nomes mencionados incluem o ex-governador Rui Costa (PT), com 1,8%, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, com 0,6%, Jaques Wagner (PT), com 0,2%, e João Roma (PL), com 0,1%. A pesquisa aponta que 58,1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.
Cenários estimulados reforçam liderança
Quando os nomes dos candidatos são apresentados, no cenário estimulado, ACM Neto alcança 53,5% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues fica em segundo lugar, com 28,1%, seguido por João Roma (6,1%) e Kléber Rosa (1,3%). Nesse cenário, 4,6% dos eleitores não souberam ou optaram por não responder. Os quatro nomes citados disputaram o governo da Bahia em 2022.
Em outro cenário estimulado, sem Jerônimo Rodrigues, Neto mantém a liderança com 53,3%, enquanto Rui Costa aparece com 28%. João Roma registra 6,2%, e Kléber Rosa, 1,4%. A fatia de indecisos ou que não opinaram é de 4,3%.
Segundo turno: vantagem de Neto
Em um eventual segundo turno entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues, o ex-prefeito de Salvador consolida sua vantagem, com 59,4% das intenções de voto, contra 30,8% do atual governador. Votos brancos, nulos ou "nenhum" somam 5,9%, e 4% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.
A pesquisa entrevistou 1.620 eleitores em 66 municípios baianos, entre 25 e 29 de julho de 2025, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,5%.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...