Câmara de Belém declara Donald Trump “persona non grata” em votação simbólica

Aprovação reflete tensões sobre tarifas dos EUA e posicionamento climático
Por: Brado Jornal 07.ago.2025 às 09h25
Câmara de Belém declara Donald Trump “persona non grata” em votação simbólica
Win McNamee/Getty Images
Na quarta-feira, 6 de agosto de 2025, a Câmara Municipal de Belém, cidade que sediará a COP30, aprovou o requerimento nº 1730/2025, proposto pelo vereador Alfredo Costa (PT-PA), declarando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “persona non grata” no município. A votação, com caráter simbólico, terminou com 12 votos favoráveis, 9 contrários e 2 abstenções.Alfredo Costa, líder da bancada do PT, justificou a proposta como uma resposta às políticas econômicas de Trump, especialmente a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Em vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira, 5 de agosto, durante uma sessão da Câmara, ele declarou: “Eu apresentei requerimento, que, sei, vai polemizar bastante nesta Casa, que é em relação ao tarifaço.

Tarifaço que atende aos interesses econômicos norte-americanos, mas que atinge diretamente o povo brasileiro.” Costa acrescentou que as tarifas afetam “não são só os grandes, os mega empresários, todo mundo vai ser atingido: o povo trabalhador, o vendedor de açaí também vai ser atingido. De maneira geral, todo mundo vai ser atingido, então essa Casa tem de ter um posicionamento claro,” classificando a medida de Trump como “uma atitude irresponsável.”

A votação gerou debates acalorados. Uma vereadora pediu esclarecimentos ao presidente da Câmara, John Wayne (MDB-PA): “Pode repetir, por gentileza, para a gente saber se é sim ou não a votação?” Wayne respondeu: “Sim: aprova ‘persona non grata’ o presidente Donald Trump,” e complementou, de forma descontraída: “Em outras palavras, porque está meio confuso: quem é do time do Lula vota sim, quem é do time da direita vota não. Eu já votei sim.” Ele negou estar orientando os votos, afirmando: “Eu não estou orientando. Eu estou explicando, porque o pessoal estava me perguntando aqui.”

A decisão veio um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentar que não pretende discutir as tarifas com Trump, mas planeja convidá-lo para a COP30 em Belém. “Eu não vou ligar para o Trump porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente], eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para a COP porque eu quero saber o que ele pensa da questão climática. Vou ter a gentileza de ligar. Vou ligar para ele, para o [presidente chinês,] Xi Jinping, para o primeiro-ministro [da Índia, Narendra] Modi. Só não vou ligar para o [presidente russo, Vladimir] Putin, porque ele não está podendo viajar,” afirmou Lula.

Votação na Câmara de Belém

  • Sim (12): John Wayne (MDB), João Coelho (PDT), Neia Marques (PT), Lulu das Comunidades (PSDB), Alfredo Costa (PT), Igor Andrade (Rede), Marinor Brito (Psol), Nay Barbalho (PP), Renan Normando (MDB), Rodrigo Moraes (PCdoB), Vivi Reis (Psol), Zeca do Barreiro (União Brasil).
  • Não (9): Patrícia Queiroz (PP), Zezinho Lima (PL), Augusto Santos (Republicanos), Ágatha Barra (PL), André Martha (PSD), Fábio Souza (MDB), Jorge Vaz (PRD), Marcos Xavier (Republicanos), Michell Durans (PSB).
  • Abstenção (2): Pastora Salete (PSD), Raquel dos Animais (PDT).
A aprovação do título reflete as tensões entre Brasil e Estados Unidos em temas como comércio e mudanças climáticas, especialmente no contexto da COP30, e reforça o caráter político do gesto em Belém.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ousadia do tráfico no Farol da Barra choca moradores de Salvador
Sigla de facção pichada em calçadão turístico revela disputa por território
Alexandre de Moraes evita confronto judicial nos EUA contra sanções de Trump
Estratégia política e cautela jurídica guiam decisão do ministro do STF
Hugo Motta negocia com oposição para liberar Mesa da Câmara
Acordo prevê votação de projetos sobre foro privilegiado e anistia
Eduardo Bolsonaro alega que EUA avaliam incluir Viviane Barci na Lei Magnitsky
Deputado afirma que esposa de Alexandre de Moraes é vista como "braço financeiro" do ministro do STF
Conflito entre vereadores agita sessão na Câmara de Salvador
Tensão no plenário: embate entre Eliete Paraguassu e Sandro Filho marca discussão
Hugo Motta critica obstrução na Câmara e retoma comando da sessão
Protestos contra prisão de Bolsonaro intensificam tensões no Congresso
Carregando..