Na quarta-feira, 6 de agosto de 2025, o jornal Estadão anunciou a demissão do fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, responsável por capturar uma imagem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fazendo um gesto obsceno durante um jogo entre Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena, em São Paulo. A foto, tirada em 30 de julho de 2025, viralizou nas redes sociais e gerou grande repercussão, inclusive inspirando um rap crítico ao ministro.
O Estadão afirmou que a demissão de Silva já estava planejada e não tem relação com o registro fotográfico. No entanto, a coincidência despertou críticas de parlamentares da oposição. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) escreveu no X, chamando Moraes de “psicopata” e sugerindo que o ministro busca “espalhar o pânico, medo e terror”. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ironizou: “Coincidências”. O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) também se manifestou, questionando: “E aí imprensa? Vai continuar defendendo esse ditador que pede a demissão de um colega por fazer o trabalho dele???”.
No dia do registro, 30 de julho, Moraes, torcedor do Corinthians, assistia à partida no estádio, mesma data em que os Estados Unidos anunciaram sanções contra o ministro com base na Lei Magnitsky.
Repercussão da imagem
A foto, publicada pelo Estadão em 31 de julho de 2025, mostra Moraes sorrindo, acenando e, em seguida, fazendo o gesto obsceno. A imagem, amplamente compartilhada, foi acompanhada de debates acalorados nas redes sociais e críticas ao comportamento do ministro.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...