Grave: MP-BA denuncia esquema de corrupção e crimes ambientais no Inema, diz site

A apuração, publicada pelo site Bahia Notícias, revela que o esquema operou entre 2018 e 2024
Por: Brado Jornal 12.ago.2025 às 14h35
Grave: MP-BA denuncia esquema de corrupção e crimes ambientais no Inema, diz site

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) apresentou denúncia contra oito pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de corrupção e crimes ambientais no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A principal articuladora, segundo a investigação, é Maristela Tereza de Castro, que atuou como secretária parlamentar no gabinete do deputado estadual Vitor Bonfim (PV), aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), de 2018 até 31 de maio de 2025.


A apuração, publicada pelo site Bahia Notícias, revela que o esquema operou entre 2018 e 2024, com o objetivo de agilizar ilegalmente licenças ambientais em troca de benefícios financeiros. Maristela, descrita como “lobista” pelo MP-BA, conectava empreendedores rurais a servidores do Inema, manipulando processos para aprovações menos rigorosas. 


Além de integrar o gabinete de Vitor Bonfim, onde teve alterações em cargo e salário até sua exoneração em maio de 2025, Maristela foi secretária parlamentar de Angelo Almeida (PSB), atual secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), em 2017. Ela também ocupou o cargo de agente administrativa na Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) de 2008 a 2015.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Carregando..