Lula critica escolha de imagem em campanha e gera polêmica

Declaração sobre foto de campanha provoca debate
Por: Brado Jornal 25.ago.2025 às 08h01
Lula critica escolha de imagem em campanha e gera polêmica
Foto: Reprodução/ND
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou descontentamento com a escolha de uma imagem para uma campanha publicitária do governo federal, destinada a um evento na Alemanha. Durante um discurso em Sorocaba, São Paulo, na quinta-feira (21), Lula relatou ter questionado a inclusão de uma foto que mostrava um “senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca” ao lado de uma mulher branca, descrita como “bonitona, com a bochecha bem vermelha”. Ele considerou a escolha da imagem inadequada e potencialmente preconceituosa para representar o Brasil no exterior.

“Eu chamei [o ministro] e perguntei: ‘Escuta aqui. Por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?’”, questionou Lula. Ele complementou: “Eu falei para o ministro: ‘Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente’. E aí eu resolvi criar o Brasil Sorridente.”

A imagem em questão, sugerida por um ex-ministro do Desenvolvimento Agrário para uma revista de um congresso sobre propriedade rural na Alemanha, foi descartada após a crítica de Lula. O presidente também destacou a criação do programa Brasil Sorridente, em 2004, voltado para oferecer atendimento odontológico a populações sem acesso a dentistas.

Repercussão negativa nas redes sociais

A declaração de Lula gerou críticas nas redes sociais, onde internautas e perfis de oposição ao governo classificaram a fala como racista e preconceituosa. A escolha das palavras, especialmente a expressão “sem dente e ainda negro”, foi apontada como problemática por reforçar estereótipos.

O Ministério da Igualdade Racial do Governo Federal respondeu às críticas em nota ao ND Mais: “O presidente Lula, em sua declaração, relata um episódio e nele já aponta o preconceito racial expresso na escolha da referida imagem. Na sequência imediata, faz uma importante crítica ao estigma que pesa sobre as pessoas negras, além de indicar que sabe quem mais sofreu com a falta de políticas públicas para a saúde bucal, criando e retomando o programa Brasil Sorridente para beneficiar aqueles que mais precisam.”

Entrega de unidades odontológicas

No mesmo evento em Sorocaba, Lula participou da entrega de 400 unidades odontológicas móveis para atender 400 cidades, conforme noticiado pelo Poder 360. A iniciativa do governo visa beneficiar cerca de 1,4 milhão de pessoas com acesso a serviços odontológicos.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Davi Alcolumbre orienta prefeito interino a buscar apoio de desembargador contra adversário político em áudio vazado
Senador articula ofensiva judicial e parlamentar contra prefeito eleito de Macapá, revelando tensão interna no União Brasil.
Lula se compara a Opala turbinado e diz que Bolsonaro está no desmanche
Presidente reage a crítica de Flávio Bolsonaro durante Caravana Federativa em Niterói; ex-presidente segue internado com broncopneumonia e deve receber alta nesta sexta-feira
Relator de CPI aponta suposto envolvimento de ministros do STF em atividades não republicanas
Alessandro Vieira prepara relatório final com críticas à CVM e ao Banco Central, planeja convocação de Ibaneis Rocha e pede prorrogação dos trabalhos da comissão.
Cacá Leão comemora escolha de Zé Cocá como vice de ACM Neto
Presidente do Progressistas na Bahia celebra a oficialização e diz que composição fortalece a oposição para as eleições estaduais
Ameaça do BDM gera pânico em Lauro de Freitas
Suposto alerta de facção exige cancelamento do show de MC Poze no dia 18 de abril e deixa rodoviários e moradores temerosos na região metropolitana de Salvador
Kataguiri requer quebra de sigilo de Moraes e Viviane
Deputado da CPMI do INSS quer investigar repasses milionários ao escritório da esposa do ministro do STF e eventual ligação patrimonial com o casal
Carregando..