Gilmar Mendes apoia Alexandre de Moraes e critica sanções dos EUA contra STF

Ministro do Supremo classifica medidas americanas como "draconianas" e defende colega contra acusações de abusos
Por: Brado Jornal 26.ago.2025 às 09h00 - Atualizado: 26.ago.2025 às 09h00
Gilmar Mendes apoia Alexandre de Moraes e critica sanções dos EUA contra STF
Pedro Pupulim/VEJA
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), expressou apoio firme ao colega Alexandre de Moraes durante evento em São Paulo, promovido pelo Esfera Brasil, em 25/08/2025. Ele refutou alegações de abusos por parte do STF e classificou como “draconianas” e “injustificáveis” as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos contra Moraes, com base na Lei Magnitsky. “Não tem nenhuma justificativa para a aplicação dessa legislação draconiana contra Moraes ou qualquer outro colega que está cumprindo as suas funções”, afirmou Mendes, destacando que a maioria dos ministros do tribunal apoia Moraes de forma “inequívoca”.

Mendes também criticou a tentativa do governo americano, sob a administração de Donald Trump, de influenciar decisões judiciais brasileiras por meio de medidas econômicas. “É absolutamente anômalo tentar mudar uma decisão judicial, ou colocar em negociações econômicas, financeiras, ou comerciais, a capacidade de deliberação de uma Corte sobre assuntos internos, do nosso próprio interesse”, declarou. Ele enfatizou que o STF seguirá cumprindo seu papel constitucional, independentemente de pressões externas, e que as sanções são uma forma de interferência indevida na soberania do Judiciário brasileiro.

Além disso, o decano destacou a relevância do trabalho de Moraes, especialmente em momentos críticos como a pandemia de covid-19, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o combate à desinformação. “Nossa vida continua absolutamente normal, como vocês veem. O Brasil deve muito à atuação dele durante todo esse período”, disse, reforçando a confiança da Corte no ministro.

A aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes, relatada em 30/07/2025, gerou reações no governo brasileiro e no Judiciário. A norma americana, originalmente destinada a punir violações de direitos humanos e corrupção, foi utilizada para bloquear bens e transações financeiras de Moraes nos EUA, uma medida que o STF e o governo Lula consideraram arbitrária. O Supremo emitiu nota oficial afirmando que as decisões de Moraes foram validadas por outros ministros e que a Corte não se desviará de suas funções constitucionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também manifestou repúdio às sanções, classificando-as como uma tentativa de interferência externa no Judiciário brasileiro. “Moraes é alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses”, afirmou Lula em nota. O STF, por sua vez, destacou que todas as decisões de Moraes no processo que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro foram confirmadas pelo colegiado competente.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O governo Lula pode igualar o recorde de 39 ministérios com a criação de uma pasta exclusiva para segurança pública
Debate sobre desmembramento da Justiça ganha força após saída de Lewandowski
Moraes rejeita apelação de Bolsonaro para revisão de sentença no STF
Ministro classifica recurso como inviável, alegando que processo já obteve trânsito em julgado em caso de "tentativa de golpe"
Bahia registra segunda maior proporção de evasão na saidinha de Natal entre os estados brasileiros
Com 8,1% dos beneficiados não retornando, estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro; no país, cerca de 4% dos quase 48 mil liberados viraram foragidos
Partido Novo denuncia outdoors de deputado federal em Alagoinhas com propaganda eleitoral antecipada
TRE-BA acata denúncia e dá 48 horas para Joseildo Ramos retirar propaganda irregular
Salvador nomeia 37 aprovados em concurso para atuar na saúde 37 páginas da web
Reforço na rede municipal de saúde com técnicos de enfermagem e saúde bucal
Operação Mirakel avança contra receptadores de canetas emagrecedoras roubadas em Salvador
Segunda fase da ação policial cumpre mandados na capital baiana com foco no grupo que recebia e revendia os medicamentos furtados ou roubados de farmácias; cerca de 300 agentes participam das diligências
Carregando..