Dia da Independência: protestos de direita e esquerda em locais separados

Esquema de segurança reforçado visa prevenir conflitos durante manifestações em Brasília
Por: Brado Jornal 28.ago.2025 às 07h40
Dia da Independência: protestos de direita e esquerda em locais separados
Jose Cruz/Agência Brasil
As celebrações do 7 de Setembro em Brasília contarão com protestos organizados por grupos de direita e esquerda, que ocorrerão em pontos distintos da capital para evitar confrontos. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal elaborou um esquema especial para garantir a separação entre os manifestantes.

Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), representando a direita, se reunirão no estacionamento Ibero-Americano, próximo à Torre de TV. Já os grupos de esquerda receberam autorização para se manifestar na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic, a cerca de 1,4 km de distância. Segundo as forças policiais, o planejamento de segurança foi estruturado para impedir qualquer encontro entre os dois grupos.

Para reforçar a ordem durante o feriado da Independência do Brasil, a Esplanada dos Ministérios será fechada ao público a partir das 23h do dia 6 de setembro, com possibilidade de antecipação para 15h ou 17h, dependendo do andamento de outras mobilizações. No dia 7, os acessos à Esplanada serão liberados às 6h, com linhas de revista instaladas para garantir a segurança do público.

Medidas de segurança em foco

O esquema montado visa prevenir incidentes, com atenção especial à possibilidade de “lobos solitários”, conforme noticiado. A segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) também será reforçada até o final de setembro, e a Polícia Federal (PF) segue monitorando figuras-chave ligadas a atos bolsonaristas, segundo análise recente.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Diplomatas recomendam prudência ao Brasil em meio a atritos crescentes entre Washington e nações sul-americanas
Escalada de confrontos regionais ameaça avanços comerciais com a administração Trump
Sete vítimas baianas em tragédia rodoviária no interior pernambucano
Acidente fatal com ônibus de turismo resulta em 17 óbitos e mobiliza apoio interestadual
Lula planeja nomeações de Messias para o STF e Boulos para ministro antes de viagem internacional
Indicações estratégicas para o Supremo e a Secretaria-Geral da Presidência
Carregando..