Na tarde de domingo, 31 de agosto de 2025, uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) foi realizada em Brasília, às vésperas de seu julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O ato incluiu uma carreata e pedestres que se reuniram inicialmente na região da Torre de TV, seguindo depois para o Jardim Botânico, onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, monitorado por tornozeleira eletrônica.
Os manifestantes expressaram apoio a Bolsonaro, portando bandeiras do Brasil e vestindo roupas nas cores nacionais. Além disso, fizeram críticas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os presentes, estava o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, que participou do protesto de forma discreta, usando um capacete de motocicleta, conforme relatado por ele em um vídeo. Carlos declarou que esteve no ato “em apoio a Jair Bolsonaro e contra as covardias cometidas contra a Constituição”.
Um comerciante, Pedro Carlos Sérgio Alcântara, expressou esperança na absolvição de Bolsonaro, afirmando: “Nós estamos pedindo muito a Deus para que isso aconteça.” Já o aposentado Marcos, que preferiu não revelar o sobrenome, disse: “Esperamos que ele esteja elegível, que esse processo não leve à condenação dele e que seja absolvido.”
O julgamento de Bolsonaro e outros sete réus está marcado para começar na terça-feira, 2 de setembro, com sessões previstas até 12 de setembro na Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros, incluindo Alexandre de Moraes como relator. Acusado de conspirar para manter-se no poder de forma autoritária após a derrota eleitoral para Lula, Bolsonaro pode enfrentar uma pena de até 40 anos de prisão.
No sábado, 30 de agosto, Moraes determinou o reforço na vigilância da área externa da residência de Bolsonaro, medida justificada pelo risco de fuga apontado pela Polícia Federal (PF). A PF revelou mensagens no celular do ex-presidente que indicariam articulações com aliados, incluindo uma minuta de pedido de asilo ao presidente da Argentina, Javier Milei, em 2024.
A manifestação reflete o clima de tensão política enquanto o julgamento se aproxima, com aliados de Bolsonaro buscando demonstrar apoio público ao ex-presidente em um momento crítico de sua trajetória jurídica.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...