Alexandre de Moraes reforça imparcialidade do STF em julgamento de Jair Bolsonaro

Moraes, relator da ação penal, enfatizou que o STF garantirá um julgamento imparcial, assegurando o devido processo legal, com ampla defesa e contraditório para todos os acusados.
Por: Brado Jornal 02.set.2025 às 15h24
Alexandre de Moraes reforça imparcialidade do STF em julgamento de Jair Bolsonaro
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Na abertura do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus, acusados de tentar um golpe de Estado após as eleições de 2022, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta terça-feira (2) que a Corte não cederá a pressões ou tentativas de obstrução. Ele destacou que a soberania nacional e a democracia não serão comprometidas. “Nenhuma corte no mundo oferece tanta transparência em seus julgamentos quanto o STF. A coragem institucional e a defesa da soberania são inegociáveis”, afirmou.


Moraes, relator da ação penal, enfatizou que o STF garantirá um julgamento imparcial, assegurando o devido processo legal, com ampla defesa e contraditório para todos os acusados. “A independência judicial é um pilar do Estado democrático de direito, garantindo a todos o direito a um julgamento justo por um tribunal autônomo”, disse. Ele assegurou que, caso haja provas de inocência ou dúvidas razoáveis sobre a culpa, os réus serão absolvidos, reforçando o compromisso do STF com a Constituição.


A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Bolsonaro de liderar uma tentativa de ruptura democrática após sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial de 2022. Segundo Moraes, houve “tentativas covardes” de pressionar o Supremo e constranger outros poderes, em uma referência ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), indiciado pela Polícia Federal em agosto, ao lado do pai, por coação no curso do processo.


O ministro lamentou que, mais uma vez na história brasileira, tenha havido uma tentativa de golpe contra as instituições democráticas. “O STF permanecerá firme na defesa dos princípios constitucionais, da democracia e da soberania nacional, sem ceder a qualquer forma de extorsão ou coação”, concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Silas Malafaia critica julgamento de Jair Bolsonaro e prevê condenação no STF
Malafaia enfrenta medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes em 20 de agosto, incluindo a proibição de sair do país
Julgamento de Bolsonaro no STF destaca lei sancionada por ele próprio
Ex-presidente enfrenta acusações por crimes previstos em legislação que aprovou em 2021
EUA pressionam bancos brasileiros sobre sanções da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Notificação do Tesouro americano busca verificar cumprimento de medida contra ministro do STF
Lula e Tarcísio lideram intenções de voto para 2026 com empate técnico
Pesquisa aponta cenário acirrado para o primeiro turno das eleições presidenciais
Flávio Bolsonaro planeja diálogo com Eduardo sobre apoio de Tarcísio à anistia
Senador destaca lealdade do governador de São Paulo e critica falta de sintonia do irmão com articulações políticas no Brasil
Senadora Leila e deputada Coronel Fernanda protagonizam confronto na CPMI do INSS
Tensão durante votação de prisões preventivas marca sessão da comissão
Carregando..