O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou que Márcio Macêdo (PT-SE), ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, se candidate nas eleições de 2026. A saída de Macêdo do cargo ministerial foi oficializada na segunda-feira (20), com sua substituição pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), após meses de especulações sobre a troca.
Macêdo, que é deputado federal por Sergipe e se licenciou para assumir o posto no Palácio do Planalto, avalia a possibilidade de concorrer ao Senado. Os planos para a campanha estão em fase inicial, mas devem ser estruturados nos próximos meses. Segundo o ex-ministro, a decisão de deixar o ministério foi motivada pela intenção de disputar as próximas eleições: “Macêdo diz que deixa ministério visando disputar eleições de 2026”.
Márcio Macêdo tem uma longa trajetória no PT, tendo atuado como vice-presidente e tesoureiro nacional do partido, além de presidir os diretórios municipal de Aracaju e estadual em Sergipe. Ele também desempenhou um papel importante na campanha presidencial de Lula em 2022. Sua atuação no governo foi elogiada por aliados, como Guilherme Boulos, que destacou: “Atuação dedicada”.
A eleição para o Senado em 2026 é considerada estratégica, já que dois terços das cadeiras da Casa serão renovadas. Lula tem incentivado aliados a se candidatarem, visando fortalecer a representação do partido no pleito.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...