Gilmar Mendes rejeita pedido de Jorge Messias e mantém suspensão de lei de impeachment do STF

Ministro chama manifestação da AGU de “incabível e informal” e cobra atualização da legislação de 1950
Por: Brado Jornal 05.dez.2025 às 09h50
Gilmar Mendes rejeita pedido de Jorge Messias e mantém suspensão de lei de impeachment do STF
Ministro Gilmar Mendes. Foto: AL-MT/Reprodução
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quinta-feira (4) o pedido de reconsideração apresentado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, contra a decisão que suspendeu dispositivos da Lei nº 1.079, de 1950, que tratam do impeachment de ministros da Corte.

Em despacho divulgado nesta noite, Gilmar não poupou críticas ao chefe da AGU. Ele classificou o pedido como “incabível e informal” e disse que a peça ficou em um “limbo processual” por não se enquadrar como recurso propriamente dito. A informação foi apurada por Teo Cury no CNN Prime Time.

Gilmar Mendes lembrou que, quando o STF abriu prazo para manifestações oficiais sobre o tema, a Advocacia-Geral da União permaneceu em silêncio. Naquele momento, quem se pronunciou em nome da Presidência da República foi o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto o Senado se manifestou por sua advocacia e o Ministério Público Federal pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Necessidade de atualização legislativa

O decano do STF reiterou a necessidade de modernizar a lei de crimes de responsabilidade, que é anterior à Constituição de 1988. Para ele, a norma está “defasada” em relação ao texto constitucional, especialmente quanto ao papel exclusivo da PGR para apresentar denúncias e pedidos de impeachment contra ministros do Supremo.

Em declarações a jornalistas, Gilmar foi enfático: a legislação de 1950 precisa ser ajustada à realidade atual da Constituição.

A decisão de manter a suspensão dos trechos da lei e rejeitar o pedido da AGU é interpretada nos bastidores do STF e do Congresso como um sinal de endurecimento de Gilmar Mendes em relação à atuação de Jorge Messias que segue aguardando marcação de sabatina no Senado para a vaga aberta na Corte.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
Demissão na Alerj atinge presidente de escola que homenageará Lula
Wallace Palhares perde cargo de assistente após anúncio de enredo sobre o presidente petista no Carnaval de 2026
No evento de entrega de ambulâncias em Salvador, Otto Alencar reafirma lealdade a Lula e promete combater conspirações
Senador do PSD faz indireta a Angelo Coronel ao recordar impeachment de Dilma e declara que vai derrubar qualquer tentativa contra o projeto do grupo governista na Bahia
O partido Novo convida empresário Teobaldo Costa para disputar vaga ao Senado pela Bahia
Dono da rede Atakarejo é visto como nome forte para fortalecer a chapa majoritária, ao lado de José Carlos Aleluia na pré-candidatura ao governo, em cenário de polarização eleitoral
Jerônimo Rodrigues reúne aliados para discutir chapa majoritária
Encontro com presidentes de partidos busca superar tensões e alinhar estratégia para eleições de 2026 na Bahia
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro cobra engajamento dos bolsonaristas e critica omissão de aliados em apoio a Flávio
Em postagem nas redes sociais, filho de Jair Bolsonaro defende pré-candidatura presidencial do irmão senador e alerta que silêncio de quem integra o movimento equivale a omissão deliberada
Carregando..