Capitão Alden defende criação de banco nacional para combater assédio nas polícias

Seminário na PMBA marca avanço no debate sobre proteção aos policiais
Por: Brado Jornal 10.dez.2025 às 10h28
Capitão Alden defende criação de banco nacional para combater assédio nas polícias
Divulgação
O deputado federal Capitão Alden (PL) esteve presente nesta terça-feira (09/12) no 1º Seminário de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual na Polícia Militar da Bahia, evento que reuniu oficiais e especialistas para discutir prevenção, acolhimento e combate a esses crimes dentro da corporação.

Para o parlamentar, a realização do seminário simboliza “um momento histórico, que demonstra maturidade institucional e compromisso da PMBA com a valorização e a proteção de seus profissionais”.

Capitão Alden enfatizou que abrir espaço interno para tratar de temas delicados reforça toda a cadeia de segurança pública do estado.

“Quando a corporação abre espaço para discutir temas sensíveis como assédio moral e sexual, ela reforça algo essencial: cuidar do policial é fortalecer a segurança pública. Um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e ético aumenta a eficiência operacional, reduz adoecimento e protege vidas. Essa agenda dialoga diretamente com o trabalho que venho construindo”, declarou.

Autor, ainda na Assembleia Legislativa da Bahia, da Lei nº 14.276/2020 que instituiu o Dia Estadual de Conscientização, Combate à Intolerância e à Vitimização Policial, Alden defende que o tema precisa evoluir para medidas estruturais permanentes.“

Já naquele momento alertávamos para a necessidade de políticas permanentes de acolhimento e acompanhamento multidisciplinar aos policiais vitimados. Agora, como deputado federal, ampliei essa pauta por meio do meu Projeto de Lei que cria o Banco Nacional de Dados sobre Vitimização Policial”, explicou.

Segundo ele, o principal obstáculo atual continua sendo a falta de dados oficiais confiáveis sobre o problema.“

O maior problema do assédio moral e sexual nas polícias é simples: não existe registro sistematizado, não existe indicador oficial, não existe diagnóstico confiável. Sem diagnóstico, não há política. Sem política, não há prevenção. Sem prevenção, a cultura do silêncio continua reinando”, concluiu o deputado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
O partido Novo convida empresário Teobaldo Costa para disputar vaga ao Senado pela Bahia
Dono da rede Atakarejo é visto como nome forte para fortalecer a chapa majoritária, ao lado de José Carlos Aleluia na pré-candidatura ao governo, em cenário de polarização eleitoral
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro cobra engajamento dos bolsonaristas e critica omissão de aliados em apoio a Flávio
Em postagem nas redes sociais, filho de Jair Bolsonaro defende pré-candidatura presidencial do irmão senador e alerta que silêncio de quem integra o movimento equivale a omissão deliberada
Manifestação do Partido Missão cobra transparência no caso Banco Master
Milhares protestam em São Paulo contra irregularidades financeiras e sigilo judicial no processo
No evento de entrega de ambulâncias em Salvador, Otto Alencar reafirma lealdade a Lula e promete combater conspirações
Senador do PSD faz indireta a Angelo Coronel ao recordar impeachment de Dilma e declara que vai derrubar qualquer tentativa contra o projeto do grupo governista na Bahia
Demissão na Alerj atinge presidente de escola que homenageará Lula
Wallace Palhares perde cargo de assistente após anúncio de enredo sobre o presidente petista no Carnaval de 2026
Carregando..