Capitão Alden defende criação de banco nacional para combater assédio nas polícias

Seminário na PMBA marca avanço no debate sobre proteção aos policiais
Por: Brado Jornal 10.dez.2025 às 10h28
Capitão Alden defende criação de banco nacional para combater assédio nas polícias
Divulgação
O deputado federal Capitão Alden (PL) esteve presente nesta terça-feira (09/12) no 1º Seminário de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual na Polícia Militar da Bahia, evento que reuniu oficiais e especialistas para discutir prevenção, acolhimento e combate a esses crimes dentro da corporação.

Para o parlamentar, a realização do seminário simboliza “um momento histórico, que demonstra maturidade institucional e compromisso da PMBA com a valorização e a proteção de seus profissionais”.

Capitão Alden enfatizou que abrir espaço interno para tratar de temas delicados reforça toda a cadeia de segurança pública do estado.

“Quando a corporação abre espaço para discutir temas sensíveis como assédio moral e sexual, ela reforça algo essencial: cuidar do policial é fortalecer a segurança pública. Um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e ético aumenta a eficiência operacional, reduz adoecimento e protege vidas. Essa agenda dialoga diretamente com o trabalho que venho construindo”, declarou.

Autor, ainda na Assembleia Legislativa da Bahia, da Lei nº 14.276/2020 que instituiu o Dia Estadual de Conscientização, Combate à Intolerância e à Vitimização Policial, Alden defende que o tema precisa evoluir para medidas estruturais permanentes.“

Já naquele momento alertávamos para a necessidade de políticas permanentes de acolhimento e acompanhamento multidisciplinar aos policiais vitimados. Agora, como deputado federal, ampliei essa pauta por meio do meu Projeto de Lei que cria o Banco Nacional de Dados sobre Vitimização Policial”, explicou.

Segundo ele, o principal obstáculo atual continua sendo a falta de dados oficiais confiáveis sobre o problema.“

O maior problema do assédio moral e sexual nas polícias é simples: não existe registro sistematizado, não existe indicador oficial, não existe diagnóstico confiável. Sem diagnóstico, não há política. Sem política, não há prevenção. Sem prevenção, a cultura do silêncio continua reinando”, concluiu o deputado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tarcísio quebra silêncio sobre possível candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto
Governador de São Paulo, apontado como principal nome do bolsonarismo para 2026, comenta pela primeira vez indicação feita por Jair Bolsonaro ao filho
Projeto de redução de penas dos atos de 8 de janeiro entra na pauta da Câmara
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada do PL na Câmara, afirmou que assumiu o compromisso de não apresentar emenda ou destaque que tentasse recuperar a versão original de anistia geral.
Cúpula do Exército pressiona por prisão domiciliar de Augusto Heleno, condenado a 21 anos no STF
Fontes que participaram das conversas reservadas afirmam que o caso Heleno foi aquele em que os militares mais se mobilizaram.
TRE-ES declara deputado federal Gilvan da Federal inelegível por violência política de gênero
Deputado bolsonarista do PL capixaba é punido por chamar Camila Valadão (PSOL) de “satanista” e “assassina de bebês e crianças”
Senado pede a Gilmar Mendes que paralise decisão sobre impeachment de ministros do STF até aprovação de lei
O pedido abrange as ADPFs 1.259 e 1.260, cuja liminar concedida por Gilmar Mendes – que restringe a apresentação de denúncias contra integrantes do STF – seria levada a referendo do plenário na próxima sexta-feira (12.dez).
Carregando..