Glauber Braga é retirado à força da cadeira de Chico Rodrigues após ocupar lugar de Motta na Câmara

Deputado do PSOL enfrenta possível cassação por quebra de decoro e faz protesto no plenário
Por: Brado Jornal 10.dez.2025 às 09h38
Glauber Braga é retirado à força da cadeira de Chico Rodrigues após ocupar lugar de Motta na Câmara
Reprodução/redes sociais
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi removido à força por policiais legislativos do plenário da Câmara nesta segunda-feira (9) após ocupar a cadeira reservada ao ex-deputado Chico Rodrigues (PSB-RR), conhecido como “senador do dinheiro na cueca”, em protesto contra a possível cassação de seu mandato.

A representação contra Glauber, protocolada pelo PL, será analisada pelo plenário da Câmara nesta quarta-feira (11). O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter chamado o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL) de “líder do crime organizado” e “chefe de quadrilha” durante discurso em outubro de 2024.

Antes de ser retirado, Glauber ocupou primeiro a cadeira que era de Eduardo Cunha e depois a de Daniel Silveira, ambos cassados, e finalmente a de Chico Rodrigues. Ao se sentar na cadeira de Rodrigues, declarou: “Estou sentado na cadeira do senador da rachadinha na cueca”.

Policiais legislativos foram chamados e retiraram o deputado à força enquanto ele gritava: “Cassem o meu mandato, cassem! Cassem o meu mandato na quarta-feira! Vocês têm coragem de cassar o meu mandato? Cassem!”.

O presidente em exercício, Marcos Pereira (Republicanos-SP), determinou a retirada alegando que Glauber estava “perturbando a ordem”.

O Conselho de Ética aprovou o parecer pela cassação de Glauber em novembro por 13 votos a 5. Agora cabe ao plenário da Câmara a decisão final, que exige maioria absoluta (257 votos) para confirmar a perda do mandato.

Glauber Braga afirmou que seu protesto foi uma forma de denunciar o que considera “dois pesos e duas medidas” na Casa, citando casos de deputados que teriam cometido irregularidades graves sem sofrer punição semelhante.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Um padre do Ceará enfrenta acusação de transfobia após declarações em homilia
Associação de diversidade denuncia sacerdote ao Ministério Público por falas que afirmam diferença biológica entre sexos e criticam ideologia de gênero
Localidade onde policial foi assassinado terá festa patrocinada pelo Governo da Bahia e Polícia Militar menos de uma semana após a morte
O evento ocorrerá onde foram mortos 11 traficantes em operação policial iniciada na terça-feira (3)
Um empresário de Irecê critica duramente o governador Jerônimo Rodrigues por promessas não cumpridas
Zé Carlos da Cebola acusa o petista de iludir a população com anúncios de obras que nunca saem do papel e defende postura mais séria na gestão estadual
Jerônimo Rodrigues reúne aliados para discutir chapa majoritária
Encontro com presidentes de partidos busca superar tensões e alinhar estratégia para eleições de 2026 na Bahia
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro cobra engajamento dos bolsonaristas e critica omissão de aliados em apoio a Flávio
Em postagem nas redes sociais, filho de Jair Bolsonaro defende pré-candidatura presidencial do irmão senador e alerta que silêncio de quem integra o movimento equivale a omissão deliberada
Demissão na Alerj atinge presidente de escola que homenageará Lula
Wallace Palhares perde cargo de assistente após anúncio de enredo sobre o presidente petista no Carnaval de 2026
Carregando..