Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso

A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
Por: Brado Jornal 10.dez.2025 às 15h03
Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso
Foto: Lula Marques/Agência Brasil Download Web (1024x768)

A 8ª Vara Federal Civil de Minas Gerais determinou nesta semana a suspensão imediata dos oito servidores e dos dois veículos com motoristas que ainda eram mantidos à disposição do ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo após sua prisão no final de novembro por ordem do ministro Alexandre de Moraes.


A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo o parlamentar, só nos primeiros seis meses de 2025 a estrutura custou mais de R$ 521 mil aos cofres públicos, e desde 2023 o gasto total já supera R$ 4 milhões.


A lei garante a ex-presidentes da República o direito a seis assessores de segurança e apoio pessoal, além de dois carros oficiais com motorista cada. No entanto, Pedro Rousseff pediu a interrupção do benefício durante todo o período em que Bolsonaro estiver detido.


Em sua sentença, o juiz substituto Pedro Pereira Pimenta justificou que o aparato é previsto para ex-presidentes em plena liberdade de circulação, não para quem está sob regime fechado. Ele destacou ainda que a segurança do ex-presidente já é plenamente garantida pelo Estado dentro do local de custódia.


Com isso, os oito servidores e os dois veículos oficiais ficam imediatamente suspensos até que Jair Bolsonaro recupere a liberdade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O partido Novo convida empresário Teobaldo Costa para disputar vaga ao Senado pela Bahia
Dono da rede Atakarejo é visto como nome forte para fortalecer a chapa majoritária, ao lado de José Carlos Aleluia na pré-candidatura ao governo, em cenário de polarização eleitoral
Jerônimo Rodrigues reúne aliados para discutir chapa majoritária
Encontro com presidentes de partidos busca superar tensões e alinhar estratégia para eleições de 2026 na Bahia
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
Salvador recebe prêmio federal por projeto de requalificação das orlas de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga
Iniciativa do Prodetur Salvador é destacada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento com o Prêmio SEAID Antônio Sabino, por impacto socioambiental, sustentabilidade e impulso ao turismo de sol e praia
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro cobra engajamento dos bolsonaristas e critica omissão de aliados em apoio a Flávio
Em postagem nas redes sociais, filho de Jair Bolsonaro defende pré-candidatura presidencial do irmão senador e alerta que silêncio de quem integra o movimento equivale a omissão deliberada
Demissão na Alerj atinge presidente de escola que homenageará Lula
Wallace Palhares perde cargo de assistente após anúncio de enredo sobre o presidente petista no Carnaval de 2026
Carregando..