Líder do PT afirma que Arthur Lira não tem mais condições de comandar a Câmara

Crise no plenário marca noite agitada com protesto de Glauber Braga e votação do projeto da dosimetria penal
Por: Brado Jornal 10.dez.2025 às 09h43
Líder do PT afirma que Arthur Lira não tem mais condições de comandar a Câmara
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Em meio a uma sessão marcada por forte tensão, o líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), declarou no plenário que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), “perdeu todas as condições políticas e morais de continuar presidindo esta Casa”.

A fala ocorreu durante a noite desta terça-feira (9), quando a Câmara discutia o PL da Dosimetria Penal e enfrentava um protesto do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que subiu à mesa do plenário com cartazes contra Lira.

Lindbergh Farias (PT-RJ), ex-líder do partido, também usou a tribuna para reforçar a crítica: “O senhor não tem mais condições de presidir esta Casa. O senhor virou as costas para o Brasil”.

A crise foi agravada pela operação da Polícia Federal que teve Lira como um dos alvos nesta terça-feira, em investigação sobre suposto esquema de corrupção na Petrobras durante seu período como relator da Lei das Estatais.

Até o momento da publicação desta reportagem, Arthur Lira não havia se pronunciado sobre as declarações dos parlamentares petistas nem sobre a perda de apoio anunciada por líderes de diversos partidos. A sessão seguia em andamento, com obstrução da oposição e tentativa do governo de votar o projeto que altera as regras de dosimetria da pena.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cúpula do Exército pressiona por prisão domiciliar de Augusto Heleno, condenado a 21 anos no STF
Fontes que participaram das conversas reservadas afirmam que o caso Heleno foi aquele em que os militares mais se mobilizaram.
Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara
Deputado Marcelo Aro relata ter visto seguranças “dando soco” e determina apuração de abusos
Moraes autoriza uso de slides por Filipe Martins após rejeição prévia no STF
Decisão parcial do relator libera novo conjunto de materiais para defesa, mas barra vídeo e fotos tidas como inadequadas
Projeto de redução de penas dos atos de 8 de janeiro entra na pauta da Câmara
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada do PL na Câmara, afirmou que assumiu o compromisso de não apresentar emenda ou destaque que tentasse recuperar a versão original de anistia geral.
Tarcísio quebra silêncio sobre possível candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto
Governador de São Paulo, apontado como principal nome do bolsonarismo para 2026, comenta pela primeira vez indicação feita por Jair Bolsonaro ao filho
Câmara aprova redução de penas para réus do 8 de Janeiro e rejeita anistia ampla
O texto, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), agora segue para o Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que pretende colocar a votação ainda em 2025.
Carregando..