Nesta quinta-feira (11), as forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro deram início a uma nova etapa da Operação Contenção no Complexo do Salgueiro, localizado em São Gonçalo, na Região Metropolitana II. O objetivo principal da ação é frear o avanço territorial do Comando Vermelho (CV) na área.
Cerca de mil policiais, entre eles integrantes do Bope, Batalhão de Choque, Core e delegacias especializadas e distritais, foram deslocados para cumprir 44 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Logo nas primeiras horas, as equipes foram recebidas a tiros por criminosos, que também incendiaram veículos para formar barricadas e dificultar a progressão policial.
Entre os alvos está Antônio Ilário Ferreira, conhecido como Rabicó, 61 anos, considerado o líder do Comando Vermelho no Salgueiro e um dos membros mais antigos da alta cúpula da facção.A operação conta com apoio maciço: 20 veículos blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate (duas delas blindadas).
Impacto na comunidade
Devido aos confrontos, a Prefeitura de São Gonçalo suspendeu as aulas nas escolas municipais Marinheiro Marcílio Dias, Pastor Haroldo Gomes, Salgado Filho, João Saldanha, Professora Niuma Goulart Brandão e Umei Professora Natalina Muniz de Oliveira, todas localizadas dentro ou próximas ao Complexo do Salgueiro.
Também permanecem fechadas as unidades de saúde USF Itaúna I, CSU Salgueiro, Neuza Brizola, Albert Sabin, Carlos Chagas, Palmeiras II e Itaúna 1.
Até o momento da última atualização desta reportagem, não há registros oficiais de mortos, feridos ou presos. A BR-101 não apresenta interdições.
A ação no Salgueiro acontece menos de dois meses após a grande operação nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 122 mortes.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...