STF determina novas diligências em inquérito sobre fraudes no Banco Master

Ministro Dias Toffoli autoriza PF a avançar com depoimentos e quebras de sigilo
Por: Brado Jornal 16.dez.2025 às 09h29
STF determina novas diligências em inquérito sobre fraudes no Banco Master
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Dias Toffoli, autorizou nesta segunda-feira (15) a realização de novas medidas investigativas no inquérito que envolve o banqueiro Daniel Vorcaro, sócio do Banco Master. A decisão busca esclarecer suspeitas de irregularidades financeiras que podem ultrapassar R$ 12 bilhões, conforme estimativas da Polícia Federal (PF).

Toffoli estabeleceu um prazo inicial de 30 dias para que a PF ouça os investigados e dirigentes do Banco Central responsáveis pelas apurações iniciais. As oitivas poderão ocorrer por videoconferência ou presencialmente no STF, com gravação e supervisão de magistrados do gabinete do ministro.

A PF também fica autorizada a solicitar informações de órgãos públicos e empresas privadas envolvidos, além de requerer novas quebras de sigilo telefônico, bancário ou fiscal de investigados e terceiros, conforme necessário para o avanço do caso.

No início de dezembro, o ministro já havia transferido a competência do inquérito para o STF, afastando a Justiça Federal de Brasília, devido à menção a um deputado federal com foro privilegiado.

O caso teve origem na Operação Compliance Zero, desencadeada em novembro pela PF para apurar a emissão de carteiras de crédito falsas pelo Banco Master, inclusive em negociações que envolveram a tentativa de aquisição da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), entidade pública vinculada ao governo do Distrito Federal. As fraudes investigadas incluem gestão fraudulenta e possíveis crimes contra o sistema financeiro nacional.

Além de Vorcaro, figuram como investigados os ex-diretores Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva, bem como Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banco.

Os advogados de Daniel Vorcaro negaram qualquer tentativa de fuga do país por parte do banqueiro e afirmaram que ele sempre se colocou à disposição para colaborar com as investigações.

O BRB anunciou que contratará auditoria externa independente para examinar os fatos e avaliar eventuais falhas em governança ou controles internos.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestação do Partido Missão cobra transparência no caso Banco Master
Milhares protestam em São Paulo contra irregularidades financeiras e sigilo judicial no processo
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro cobra engajamento dos bolsonaristas e critica omissão de aliados em apoio a Flávio
Em postagem nas redes sociais, filho de Jair Bolsonaro defende pré-candidatura presidencial do irmão senador e alerta que silêncio de quem integra o movimento equivale a omissão deliberada
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
O partido Novo convida empresário Teobaldo Costa para disputar vaga ao Senado pela Bahia
Dono da rede Atakarejo é visto como nome forte para fortalecer a chapa majoritária, ao lado de José Carlos Aleluia na pré-candidatura ao governo, em cenário de polarização eleitoral
Jerônimo Rodrigues reúne aliados para discutir chapa majoritária
Encontro com presidentes de partidos busca superar tensões e alinhar estratégia para eleições de 2026 na Bahia
Demissão na Alerj atinge presidente de escola que homenageará Lula
Wallace Palhares perde cargo de assistente após anúncio de enredo sobre o presidente petista no Carnaval de 2026
Carregando..