Banco Central revisa para cima projeções de crescimento econômico em 2025 e 2026

Autarquia prevê convergência da inflação ao centro da meta de 3% somente em 2028
Por: Brado Jornal 18.dez.2025 às 09h27
Banco Central revisa para cima projeções de crescimento econômico em 2025 e 2026
(Foto: REUTERS/Adriano Machado)
A autoridade monetária brasileira divulgou nesta quinta-feira projeções mais otimistas para o desempenho da economia nos próximos dois anos, elevando as estimativas de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), ao mesmo tempo em que indicou que a inflação alcançará o centro da meta de 3% apenas em 2028, com níveis acima do alvo inclusive no horizonte crítico de 2027.

No Relatório de Política Monetária, o Banco Central estimou inflação de 3,2% para o terceiro trimestre de 2027 – período relevante para as decisões de política monetária que definirão a taxa Selic no início de 2026.

“O compromisso do BC é com a meta contínua de inflação de 3,00%, e suas decisões são pautadas para que este objetivo seja atingido ao longo do horizonte relevante de política monetária”, disse o BC no relatório.

O texto destaca que tanto a inflação atual quanto as expectativas recuaram em relação ao documento de setembro, embora sigam acima da meta de 3%. Um elemento que limitou reduções mais expressivas nas projeções inflacionárias foi o hiato do produto estimado como “ligeiramente mais alto”.

“O hiato do produto continua em níveis positivos, pressionando a inflação, mas a projeção é de queda ao longo dos próximos trimestres”, disse.

Recentemente, o BC optou por manter a Selic em 15% ao ano, sem sinalizar o início de reduções nos juros e reforçando o “firme compromisso” com a meta de inflação, o que reduziu apostas do mercado em cortes já em janeiro.

Quanto à atividade econômica, o BC ajustou para cima a projeção de crescimento do PIB em 2025 para 2,3%, contra 2,0% previstos em setembro, e elevou a estimativa para 2026 de 1,5% para 1,6%.

Para comparação, o Ministério da Fazenda estimou em novembro expansão de 2,2% para o PIB de 2025 e 2,4% para o ano seguinte. Já a mais recente pesquisa Focus indica alta de 2,25% em 2025 e 1,80% em 2026.

A revisão para 2025 considera resultados ligeiramente positivos no terceiro trimestre, reavaliações para o quarto trimestre com base em indicadores disponíveis e ajustes em séries históricas.

Em relação a 2026, mesmo com o aumento na projeção, o BC mantém a visão de “projeção de crescimento moderado ao longo do ano”.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Projeções indicam redução na inflação e na Selic em 2026, mas crédito para bens duráveis segue elevado
Consultorias preveem cortes limitados na taxa básica de juros, insuficientes para aliviar financiamentos de imóveis e veículos
CCJ aprova PL da Dosimetria, e plenário pode votar nesta quarta
Projeto reduz penas de Bolsonaro e outros condenados por atos golpistas, gerando polêmica
Senado deve rejeitar integralmente o PL da Dosimetria, defende Alessandro Vieira
Relator do PL Antifacção considera insuficientes emendas ao texto vindo da Câmara e alerta para riscos de impunidade em crimes graves
Senador Amin aceita emenda para limitar benefícios do PL da Dosimetria aos condenados do 8 de janeiro
Relator ajusta projeto para esclarecer aplicação exclusiva aos atos de 2023 e evitar extensão a outros crimes
Pesquisa Quaest indica Flávio Bolsonaro como principal nome da direita para 2026
Senador do PL supera rivais conservadores em simulações, mas Lula mantém liderança em todos os cenários
Senado aprova projeto que alivia punições para condenados pelos atos do 8 de janeiro e favorece Bolsonaro
A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários, configurando um triunfo para aliados bolsonaristas e um revés para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Carregando..