A autoridade monetária brasileira divulgou nesta quinta-feira projeções mais otimistas para o desempenho da economia nos próximos dois anos, elevando as estimativas de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), ao mesmo tempo em que indicou que a inflação alcançará o centro da meta de 3% apenas em 2028, com níveis acima do alvo inclusive no horizonte crítico de 2027.
No Relatório de Política Monetária, o Banco Central estimou inflação de 3,2% para o terceiro trimestre de 2027 – período relevante para as decisões de política monetária que definirão a taxa Selic no início de 2026.
“O compromisso do BC é com a meta contínua de inflação de 3,00%, e suas decisões são pautadas para que este objetivo seja atingido ao longo do horizonte relevante de política monetária”, disse o BC no relatório.
O texto destaca que tanto a inflação atual quanto as expectativas recuaram em relação ao documento de setembro, embora sigam acima da meta de 3%. Um elemento que limitou reduções mais expressivas nas projeções inflacionárias foi o hiato do produto estimado como “ligeiramente mais alto”.
“O hiato do produto continua em níveis positivos, pressionando a inflação, mas a projeção é de queda ao longo dos próximos trimestres”, disse.
Recentemente, o BC optou por manter a Selic em 15% ao ano, sem sinalizar o início de reduções nos juros e reforçando o “firme compromisso” com a meta de inflação, o que reduziu apostas do mercado em cortes já em janeiro.
Quanto à atividade econômica, o BC ajustou para cima a projeção de crescimento do PIB em 2025 para 2,3%, contra 2,0% previstos em setembro, e elevou a estimativa para 2026 de 1,5% para 1,6%.
Para comparação, o Ministério da Fazenda estimou em novembro expansão de 2,2% para o PIB de 2025 e 2,4% para o ano seguinte. Já a mais recente pesquisa Focus indica alta de 2,25% em 2025 e 1,80% em 2026.
A revisão para 2025 considera resultados ligeiramente positivos no terceiro trimestre, reavaliações para o quarto trimestre com base em indicadores disponíveis e ajustes em séries históricas.
Em relação a 2026, mesmo com o aumento na projeção, o BC mantém a visão de “projeção de crescimento moderado ao longo do ano”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...