Coronel da reserva denuncia ex-assessor de Bolsonaro por acesso ao LinkedIn

O militar tem criticado publicamente figuras ligadas ao olavismo, grupo do qual Martins é seguidor.
Por: Brado Jornal 02.jan.2026 às 12h06 - Atualizado: 02.jan.2026 às 12h08
Coronel da reserva denuncia ex-assessor de Bolsonaro por acesso ao LinkedIn
O coronel reformado da Aeronáutica Ricardo Wagner Roquetti, que enviou e-mail ao gabinete de Moraes em 29 de dezembro

A Polícia Federal prendeu Filipe Martins, ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro, na manhã desta sexta-feira (2), em Ponta Grossa (PR). Ele foi detido em casa e encaminhado a um presídio local, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.


Martins, condenado no processo da tentativa de golpe de Estado — mas ainda com recursos pendentes, o que impede o cumprimento imediato da pena —, estava em prisão domiciliar e proibido de acessar redes sociais.


O alerta partiu do coronel reformado da Aeronáutica Ricardo Wagner Roquetti, que enviou e-mail ao gabinete de Moraes em 29 de dezembro. Ele informou que, no dia anterior, uma conta associada a Martins havia visualizado seu perfil no LinkedIn.


Roquetti enfatizou que não mantinha qualquer vínculo com o ex-assessor e que não existia motivo para a consulta. "A situação pode configurar violação de ordem judicial, justificando comunicação imediata à autoridade competente", escreveu, solicitando sigilo sobre sua identidade.


Após pedir esclarecimentos à defesa de Martins, Moraes decretou a prisão preventiva, considerando comprovado o descumprimento das medidas cautelares.


Roquetti foi exonerado de cargo diretivo no Ministério da Educação em março de 2019, logo no início do governo Bolsonaro, sob influência do filósofo Olavo de Carvalho, falecido em 2022. Desde então, o militar tem criticado publicamente figuras ligadas ao olavismo, grupo do qual Martins é seguidor.


Contactado, o coronel preferiu não comentar o caso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao posto de escrivão
O ex-deputado federal estava afastado da corporação desde que assumiu o mandato na Câmara dos Deputados.
Ex-assessor de Bolsonaro tem prisão preventiva decretada pelo STF
Martins cumpria prisão domiciliar desde 27 de dezembro de 2025, imposta após a tentativa de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
Banhista comemora prisão de Bolsonaro em entrevista ao vivo na praia do Paraná; assista
“Mandei um ‘Bolsonaro preso’ ao vivo!”. Ele também compartilhou outra postagem animada: “Mãe, eu tô na Globo comemorando Bolsonaro preso!”
Ex-ministro Geddel Vieira Lima sofre agressão em festa de réveillon na Bahia
O ex-ministro chegou a cair no chão, mas foi auxiliado por pessoas no local, que conseguiram imobilizar o agressor. Ele afirmou não conhecer o autor do ataque.
Irmãos Bolsonaro acertam quadra na Mega da Virada no dia da alta hospitalar
Após receber alta nesta quinta-feira (1º), depois de mais de uma semana internado, Bolsonaro retornou à cela na superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Carregando..