Netanyahu anuncia controle militar de Gaza e entrada de ajuda humanitária

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), declarou na segunda-feira (19.mai.2025) que as Forças de Defesa de Israel (Tsahal)
Por: Brado Jornal 20.mai.2025 às 11h13
Netanyahu anuncia controle militar de Gaza e entrada de ajuda humanitária
Foto: picture alliance/GettyImages
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), declarou na segunda-feira (19.mai.2025) que as Forças de Defesa de Israel (Tsahal) assumirão o controle total da Faixa de Gaza, enquanto permitirá a entrada de ajuda humanitária sob supervisão militar. Em um vídeo publicado no X, ele explicou que a medida visa garantir a derrota do Hamas e a libertação de reféns, ao mesmo tempo em que evita a fome na região, uma condição que considera essencial tanto por questões práticas quanto diplomáticas. “Nosso plano é tomar Gaza completamente, impedindo que o Hamas desvie a ajuda humanitária”, afirmou.

A decisão responde às pressões internas de uma ala radical de seu partido, que se opõe à entrega de alimentos, água e outros recursos aos palestinos, alegando que esses serviços beneficiam o Hamas. Netanyahu, no entanto, anunciou um “novo método” para gerenciar a assistência, com o Exército israelense supervisionando a distribuição por meio de agências americanas, que fornecerão alimentos e medicamentos. “Até que Gaza esteja sob nosso controle total, permitiremos uma transferência mínima de ajuda”, destacou o premiê.

No domingo (18.mai), Netanyahu já havia sinalizado a retomada do auxílio humanitário, sem detalhar a logística. Ele agora esclareceu que o processo será diferente dos serviços anteriores, como os da ONU, que Israel acusa de conexões com o Hamas. A estratégia também reflete a tentativa de Netanyahu de equilibrar demandas internacionais por assistência humanitária com a pressão de seu partido por ações mais duras, além de fortalecer laços com os EUA por meio da parceria com agências do país.

O governo israelense tem reiterado sua intenção de manter operações na Faixa de Gaza. O ministro da Defesa, Israel Katz, declarou que o exército atuará com “máxima força”, e uma medida aprovada pelo governo prevê a ocupação total do território. As declarações de Netanyahu reforçam o objetivo de dominar a região, enquanto ele busca atender parcialmente às demandas globais por apoio à população palestina, em um contexto de tensões políticas internas e externas.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro critica mensagens de ex-ajudante que preferia Lula a Michelle em 2026
Bolsonaro defendeu Michelle, destacando sua capacidade de manter a ordem.
Suprema Corte dos EUA permite deportação de 350 mil venezuelanos ao revogar TPS
O TPS é um mecanismo previsto na legislação americana que oferece proteção temporária a cidadãos de países enfrentando crises graves
Trump levanta dúvidas sobre sigilo de diagnóstico de câncer de Biden
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, expressou desconfiança sobre a divulgação tardia do diagnóstico de câncer de próstata de seu antecessor, Joe Biden, do Partido Democrata
Carregando..