Netanyahu anuncia controle militar de Gaza e entrada de ajuda humanitária

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), declarou na segunda-feira (19.mai.2025) que as Forças de Defesa de Israel (Tsahal)
Por: Brado Jornal 20.mai.2025 às 11h13
Netanyahu anuncia controle militar de Gaza e entrada de ajuda humanitária
Foto: picture alliance/GettyImages
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), declarou na segunda-feira (19.mai.2025) que as Forças de Defesa de Israel (Tsahal) assumirão o controle total da Faixa de Gaza, enquanto permitirá a entrada de ajuda humanitária sob supervisão militar. Em um vídeo publicado no X, ele explicou que a medida visa garantir a derrota do Hamas e a libertação de reféns, ao mesmo tempo em que evita a fome na região, uma condição que considera essencial tanto por questões práticas quanto diplomáticas. “Nosso plano é tomar Gaza completamente, impedindo que o Hamas desvie a ajuda humanitária”, afirmou.

A decisão responde às pressões internas de uma ala radical de seu partido, que se opõe à entrega de alimentos, água e outros recursos aos palestinos, alegando que esses serviços beneficiam o Hamas. Netanyahu, no entanto, anunciou um “novo método” para gerenciar a assistência, com o Exército israelense supervisionando a distribuição por meio de agências americanas, que fornecerão alimentos e medicamentos. “Até que Gaza esteja sob nosso controle total, permitiremos uma transferência mínima de ajuda”, destacou o premiê.

No domingo (18.mai), Netanyahu já havia sinalizado a retomada do auxílio humanitário, sem detalhar a logística. Ele agora esclareceu que o processo será diferente dos serviços anteriores, como os da ONU, que Israel acusa de conexões com o Hamas. A estratégia também reflete a tentativa de Netanyahu de equilibrar demandas internacionais por assistência humanitária com a pressão de seu partido por ações mais duras, além de fortalecer laços com os EUA por meio da parceria com agências do país.

O governo israelense tem reiterado sua intenção de manter operações na Faixa de Gaza. O ministro da Defesa, Israel Katz, declarou que o exército atuará com “máxima força”, e uma medida aprovada pelo governo prevê a ocupação total do território. As declarações de Netanyahu reforçam o objetivo de dominar a região, enquanto ele busca atender parcialmente às demandas globais por apoio à população palestina, em um contexto de tensões políticas internas e externas.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Drone atinge embarcação de ativistas em rota para Gaza
Incidente na costa tunisiana deixa barco danificado, mas sem vítimas
Copa do Nordeste terá reformulação em 2026, anuncia dirigente da CBF
Nova fórmula será definida por comissão; Bahia celebra pentacampeonato
Polônia intercepta drones russos e suspende operações em aeroportos pela primeira vez
Alerta máximo e mobilização conjunta com a Otan em resposta ao amplo bombardeio russo contra a Ucrânia
Protestos violentos no Nepal incendeiam Parlamento e residência de ex-premiê
Crise política se agrava com mortes, toque de recolher e exigências por reformas
Carregando..