Em entrevista ao programa “Otra Mañana”, do canal A24, em Buenos Aires, na segunda-feira, 20 de maio de 2025, o presidente da Argentina, Javier Milei, causou polêmica ao elogiar quem sonega impostos e sugerir que os contribuintes que cumprem as obrigações tributárias podem carecer de “talento ou ousadia”. Autoproclamado anarcocapitalista, Milei comparou o Estado a um “ladrão” durante a conversa com o jornalista Antonio Laje.
“Quem conseguiu driblar o Fisco, parabéns. Não posso punir alguém por escapar do ladrão que é o Estado”, declarou Milei. Ele acrescentou que aqueles que pagam impostos talvez não tenham “a coragem ou o talento” para evitar o sistema tributário. O presidente defendeu um projeto para integrar dólares não declarados ao sistema bancário argentino, estimando que entre US$ 200 bilhões e US$ 400 bilhões estejam guardados “debaixo do colchão” para evitar tributação.
Milei destacou que a regularização desses valores, sem exigência de comprovação de origem, poderia impulsionar a economia do país. Embora o anúncio oficial da medida tenha sido postergado para ajustes legais, o presidente negou que a decisão esteja relacionada às eleições locais de Buenos Aires, onde um aliado do governo venceu no domingo, 19 de maio, rejeitando acusações da oposição.
Na terça-feira, 21 de maio, Milei reforçou sua postura reformista, afirmando ser o “presidente mais transformador da Argentina desde Carlos Menem”, que governou de 1989 a 1999. As declarações reacendem o debate sobre sua visão econômica e a relação com o sistema tributário argentino.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...