Irã detém 24 suspeitos de espionar para Israel e intensifica vigilância

O Irã anunciou, nesta quinta-feira (19), a prisão de 24 indivíduos acusados de atuar como espiões a serviço do Mossad, a agência de inteligência de Israel
Por: Brado Jornal 20.jun.2025 às 08h00
Irã detém 24 suspeitos de espionar para Israel e intensifica vigilância
(Majid Saeedi/Getty Images)

O Irã anunciou, nesta quinta-feira (19), a prisão de 24 indivíduos acusados de atuar como espiões a serviço do Mossad, a agência de inteligência de Israel. As autoridades afirmam que os detidos participavam de ações para desestabilizar a República Islâmica, promovendo desconfiança e prejudicando a imagem do regime.

Após os ataques de Israel, iniciados em 13 de junho, que atingiram alvos nucleares e militares no território iraniano, o governo reforçou medidas de segurança e ampliou a repressão a supostos colaboradores do “regime sionista”. Em Isfahan, onde Israel diz ter bombardeado um complexo nuclear, cerca de 60 pessoas foram presas por supostamente comprometer a “segurança psicológica” do país, segundo o Ministério da Inteligência. Em outras províncias, centenas foram interrogadas por compartilhar conteúdos considerados pró-Israel.

Para aumentar o controle, o regime lançou uma campanha pedindo que cidadãos denunciem atividades suspeitas. Panfletos e cartazes em Teerã e outras cidades alertam para sinais como uso de máscaras, óculos escuros à noite, chapéus incomuns, entregas frequentes ou ruídos estranhos, como batidas metálicas ou gritos. O chefe da polícia, Ahmad-Reza Radan, divulgou um vídeo convocando supostos traidores a se entregarem, prometendo leniência. Já o judiciário exigiu punições “rápidas” para quem colaborar com Israel.

A paranoia com o Mossad cresceu após Israel revelar que seus agentes contrabandearam armas para o Irã antes dos recentes ataques. Segundo fontes israelenses, o Mossad criou uma base secreta no país, de onde lançou drones explosivos contra lançadores de mísseis próximos a Teerã.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Documentos de Heleno revelam críticas a Bolsonaro e registros de vigilância
Ex-ministro do GSI anotou monitoramento de estudantes cubanos e investigações sobre o Coaf, além de apontar falhas na gestão da pandemia
Donald Trump e Vladimir Putin discutem paz na Ucrânia em encontro no Alasca
Líderes se reúnem em Anchorage para abordar conflito e possíveis acordos territoriais
Carregando..