Autoridades venezuelanas revelam prisão de supostos agentes da CIA acusados de mercenarismo

Governo de Caracas denuncia manobras militares estrangeiras como pretexto para conflito regional
Por: Brado Jornal 27.out.2025 às 09h29
Autoridades venezuelanas revelam prisão de supostos agentes da CIA acusados de mercenarismo
Imagem: Federico PARRA / AFP
O regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, divulgou neste domingo (26) a detenção de indivíduos descritos como "um grupo de mercenários" com supostas conexões à agência de inteligência dos Estados Unidos, a CIA. A revelação surge em paralelo ao começo de treinamentos navais conjuntos entre forças armadas americanas e de Trinidad e Tobago, realizados próximo às águas territoriais venezuelanas uma iniciativa que o governo chavista rotulou como "provocação militar".

De acordo com nota oficial emitida pelas autoridades locais, foi identificada a existência de "ataque de falsa bandeira em andamento na região", tática em que ações hostis são encenadas e atribuídas indevidamente a um oponente para justificar retaliações. Não foram revelados números exatos sobre os detidos nem as datas precisas das prisões, mas o episódio é contextualizado como resposta a crescentes tensões geopolíticas na área.

A declaração oficial também critica duramente a presença do navio de guerra norte-americano USS Gravely, avistado pela agência de notícias AFP na manhã deste domingo ao largo de Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago. Sob a administração de Donald Trump nos EUA, as pressões diplomáticas e econômicas contra Maduro se intensificam, alimentando o discurso oficial em Caracas sobre interferências externas.

No comunicado, o governo venezuelano acusa abertamente "a provocação militar de Trinidad e Tobago, em coordenação com a CIA, para provocar uma guerra no Caribe". Prosseguindo, a nota enfatiza que essas manobras "não se trata de exercícios de defesa, e sim de uma operação colonial de agressão militar que busca converter o Caribe em um espaço para a violência letal e o domínio imperial dos Estados Unidos".

As críticas se estendem à liderança de Trinidad e Tobago, com acusações diretas à primeira-ministra Kamla Persad-Bissessar. Segundo o texto divulgado pela vice-presidente Delcy Rodríguez, "Kamla renunciou à soberania do seu país para se alinhar com os Estados Unidos, o que converte seu território em um porta-aviões americano para a guerra em todo o Caribe contra a Venezuela, Colômbia e toda a América do Sul".

Entre as repercussões apontadas, destaca-se a alegação de que a "traição" de Trinidad e Tobago resultou na morte de pescadores inocentes do Caribe, em meio a operações antinarcóticos promovidas pelo governo Trump que visam embarcações suspeitas nas rotas marítimas da região.

Em tom de desafio, a Venezuela reafirma sua postura: "A Venezuela não aceita ameaças de nenhum governo vassalo dos EUA. Não nos intimidamos com exercícios militares ou gritos de guerra. As nossas Forças Armadas permanecerão alertas e mobilizadas em perfeita unidade com diante desta gravíssima provocação. Nossa República, herdeira de Bolívar e Chávez, sempre defenderá sua soberania, sua integridade territorial e seu direito de viver em paz contra inimigos estrangeiros e seus vassalos".



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Localidade onde policial foi assassinado terá festa patrocinada pelo Governo da Bahia e Polícia Militar menos de uma semana após a morte
O evento ocorrerá onde foram mortos 11 traficantes em operação policial iniciada na terça-feira (3)
Ricardo Lewandowski adquiriu residência de investigado pela PF por R$ 9,4 milhões pouco antes de bloqueio judicial
Ex-ministro da Justiça afirma desconhecer os vendedores e busca regularização do imóvel ou cancelamento da compra com ressarcimento
Sequência de operações policiais deixa 11 mortos no Complexo do Nordeste de Amaralina
Confrontos após assassinato de cabo da PM resultam em mortes e apreensões; região vive tensão desde terça-feira (3) em Salvador
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
Manifestação do Partido Missão cobra transparência no caso Banco Master
Milhares protestam em São Paulo contra irregularidades financeiras e sigilo judicial no processo
Casa Civil publica meme e associa renda acima de R$ 5 mil a “playboy”
Post no Instagram usa briga do BBB 26 para promover isenção de IR, mas gera críticas e é parcialmente apagado
Carregando..