Autoridades dos Estados Unidos iniciaram uma perseguição a um petroleiro associado à Venezuela em águas internacionais próximas ao país caribenho, a partir do domingo, 21 de dezembro. A ação começou após uma tentativa frustrada de abordagem pela Guarda Costeira americana, quando o navio ignorou as ordens e prosseguiu sua rota.
De acordo com informações fornecidas por fontes do governo dos EUA à imprensa local, “A Guarda Costeira dos Estados Unidos está em perseguição ativa a uma embarcação sancionada, que faz parte da evasão ilegal de sanções da Venezuela,” afirmou um funcionário à CNN americana. “Ela está navegando sob bandeira falsa e está sob ordem judicial de apreensão.”
O petroleiro em questão, denominado Bella 1, dirigia-se à Venezuela com o objetivo de carregar petróleo. Essa operação integra uma estratégia mais ampla da administração de Donald Trump para exercer pressão sobre o governo de Nicolás Maduro, visando restringir a principal fonte de renda do regime por meio de bloqueios. Nos dias anteriores, autoridades americanas já haviam interceptado outros dois navios venezuelanos.
Em resposta às medidas no Mar do Caribe, Nicolás Maduro equiparou as ações dos Estados Unidos às de corsários, em postagem feita em suas redes sociais.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...