Filha de Kim Jong-un avança para fase de designação como sucessora, segundo NIS

NIS eleva avaliação e monitora possível aparição de Kim Ju Ae em congresso do partido
Por: Brado Jornal 12.fev.2026 às 10h19
Filha de Kim Jong-un avança para fase de designação como sucessora, segundo NIS
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, junto a filha • KRT
A agência de inteligência da Coreia do Sul (NIS) avalia que o líder norte-coreano Kim Jong-un está consolidando a posição de sua filha como futura líder do país, com sinais de que ela já oferece contribuições em assuntos de Estado. Parlamentares sul-coreanos divulgaram essas informações nesta quinta-feira (12), com base em um briefing fechado da agência.

A jovem, identificada como Kim Ju Ae e considerada estar no início da adolescência (cerca de 13 anos), tem ganhado destaque crescente na mídia estatal da Coreia do Norte. Ela tem acompanhado o pai em diversas atividades, como inspeções técnicas a projetos de armamento e visitas a instalações militares.

Segundo os parlamentares, a NIS vai monitorar atentamente se Kim Ju Ae participará de uma próxima reunião do Partido dos Trabalhadores o principal evento político do regime e como será tratada, inclusive se receberá algum cargo ou título oficial.

"No passado, o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) descrevia Kim Ju Ae como estando 'em estudo para suceder', mas hoje a expressão usada foi que ela 'está na fase de ser nomeada internamente como sucessora" disse o parlamentar Lee Seong-kweun a repórteres após a reunião a portas fechadas.

"As Kim Ju Ae tem mostrado sua presença em vários eventos, incluindo o aniversário de fundação do Exército Popular da Coreia e sua visita ao Palácio Kumsusan do Sol, e sinais foram detectados de que ela expressa opiniões sobre certas políticas de Estado, o NIS acredita que ela agora entrou na etapa de ser designada como sucessora"
acrescentou Lee, conforme relatos da agência Yonhap e outras fontes.

Analistas veem esses movimentos como preparação para que ela se torne a líder da quarta geração da família Kim, que governa o país desde sua fundação. A aparição da jovem em ocasiões como o aniversário do Exército Popular da Coreia e a visita ao mausoléu familiar Kumsusan Palace of the Sun onde estão os corpos embalsamados de Kim Il-sung e Kim Jong-il reforça essa percepção.

Além disso, a NIS informou que Kim Jong-un supervisiona o desenvolvimento de um grande submarino, com deslocamento de cerca de 8.700 toneladas, capaz de carregar até dez mísseis balísticos lançados por submarino (SLBM) e possivelmente equipado com propulsão nuclear.

A filha do líder norte-coreano tem sido vista com frequência em testes de mísseis e outros projetos estratégicos, o que alimenta especulações de que o regime busca garantir a continuidade da dinastia apesar das tradições patriarcais.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Benício, de 8 anos, morre após ser baleado pelo pai em Itumbiara; segundo filho de secretário municipal não resiste aos ferimentos
Tragédia familiar deixa dois meninos mortos em menos de 24 horas; Thales Machado, secretário de Governo, atirou nos filhos e se suicidou na noite anterior; polícia investiga motivação, com carta revelando crise conjugal
Sidônio veta participação de ministros em carro alegórico de Janja no Carnaval do Rio
Ministro da Comunicação Social proíbe integrantes do primeiro escalão de desfilar na Acadêmicos de Niterói, que homenageará Lula; recomendação é ficar em camarotes para evitar desgaste político em ano eleitoral e riscos judiciais; exceção para Anielle Franco
Carregando..